Cátedra FUNIBER participa do VIII Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em História Moderna realizado na Universidade de Évora

Cátedra FUNIBER participa do VIII Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em História Moderna realizado na Universidade de Évora
Da esquerda à direita: Mafalda Cunha, professora de História Moderna da Universidade de Évora e pesquisadora do CIDEHUS; Fernanda Olival, professora de História Moderna da Universidade de Évora, diretora do Programa de Doutorado em História e pesquisadora do CIDEHUS; Cristina Borreguero Beltrán, presidenta da Fundação Espanhola de História Moderna e catedrática de História da Universidade de Burgos; Francisco Fernández Izquierdo, gerente da Fundação Espanhola de História Moderna e pesquisador científico do Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC); Henar Pizarro Llorente, secretária da Fundação Espanhola de História Moderna e catedrática de História da Universidade Pontifícia de Comillas; Alberto Marcos Martín, catedrático emérito da Universidade de Valladolid; e Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia.

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2026, realizou-se, na Universidade de Évora, em Portugal, o VIII Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em História Moderna, sob o lema “Mundos Ibéricos, Diversidade e Globalização (séculos XV–XVIII)”. O encontro, organizado pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) em colaboração com a Fundação Espanhola de História Moderna (FEHM), reuniu cerca de 120 pesquisadores provenientes de Portugal, Espanha, Itália, França, Brasil, México, Peru e Jordânia.

De caráter bienal, este fórum acadêmico constitui um espaço consolidado para a apresentação e discussão de pesquisas, com especial atenção aos processos históricos vinculados à expansão, articulação e interconexão dos mundos ibéricos entre os séculos XV e XVIII. As sessões ocorreram no Colégio do Espírito Santo e foram organizadas em seis seções temáticas, além de uma conferência inaugural e diversas oficinas especializadas voltadas à atualização metodológica.

Neste contexto, participou o Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia. Sua intervenção insere-se nas linhas de reflexão sobre a articulação histórica e contemporânea do espaço iberófono, em diálogo com os eixos temáticos do encontro e com a análise dos processos de interconexão entre a Europa e a América.

A realização deste encontro evidencia a atualidade do estudo dos mundos ibéricos como campo historiográfico dinâmico e como âmbito de cooperação científica internacional. Espaços desta natureza favorecem o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores de diferentes países e contribuem para a consolidação de redes universitárias nas esferas ibérica e americana.

Para a FUNIBER, a participação neste tipo de fórum integra-se à sua vocação como plataforma universitária pan-ibérica, voltada ao fortalecimento dos vínculos acadêmicos no espaço iberófono e à projeção internacional da pesquisa e da formação avançada. Iniciativas como o VIII Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores em História Moderna contribuem para a consolidação de um âmbito intelectual compartilhado que articula comunidades acadêmicas intercontinentais.