A FUNIBER em Portugal celebra o Dia Nacional da Argentina na Embaixada de Lisboa

A FUNIBER em Portugal celebra o Dia Nacional da Argentina na Embaixada de Lisboa

O evento reuniu representantes diplomáticos e institucionais que reforçaram as relações entre os dois países, especialmente em atividades de pesquisa, desenvolvimento e formação.

A Directora da Delegação da FUNIBER em Portugal, professora Nancy Elena Ferreira Gomes, esteve presente na Cerimónia Comemorativa do Dia Nacional da Argentina, no dia 10 de julho, celebrando desta forma os 207 anos da Declaração da Independência do país.

No seu discurso, o Embaixador da Argentina em Portugal, Rodolfo Hugo Gil, fez questão de destacar o trabalho realizado no âmbito da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos OEI-UAL, apoiada pela FUNIBER, para promover e desenvolver áreas de conhecimento, nomeadamente através da dinamização de actividades de investigação, desenvolvimento e formação avançada em temas ibero-americanos. 

A Cerimónia realizou-se num contexto bastante positivo no quadro do relacionamento entre Portugal e a República Argentina, marcado pela aprovação recente do Acordo sobre Transporte Aéreo entre os dois países, que irá facilitar enormemente a cooperação internacional sobre os serviços nesse âmbito.

A oportunidade, que reuniu representantes diplomáticos de muitos países e um elenco abrangente e representativo de outras personalidades, foi aproveitada para intensificar as conversas sobre temas de interesse mútuo, particularmente, sobre a necessidade de fomentar os intercâmbios académicos, a mobilidade, e os acordos para o reconhecimento de títulos.