Projeto FINANCEn_LAB sobre alfabetização financeira liderado pela FUNIBER realiza sua reunião final

Projeto FINANCEn_LAB sobre alfabetização financeira liderado pela FUNIBER realiza sua reunião final

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participou nos dias 11 e 12 de julho em Halle (Alemanha) na última reunião transnacional do projeto Erasmus Plus FINANCEn_LAB, em que foram finalizados detalhes em relação ao simulador virtual, ao relatório final e ao plano de sustentabilidade.

O projeto, liderado pela FUNIBER, envolve a participação: Alexandru Ioan Cuza” University of Iași (UAIC) da Romênia, a Jan Kochanowski University (UJK) da Polônia, a empresa TVW GmbH da Alemanha, assim como a Universidad de Valladolid (UVa) e o Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria (CITICAN) da Espanha.

Durante a reunião, foram discutidas as dificuldades encontradas pelos parceiros durante o desenvolvimento dos diferentes estudos de caso incluídos na plataforma e foram oferecidas recomendações para aprimoramento.  

Os participantes também avaliaram a contribuição recebida de diferentes profissionais externos. Após uma reunião com um representante do Ministério da Educação da Polônia, que tem ampla experiência em programas de empreendedorismo, a UJK sugeriu o desenvolvimento de um módulo ou programa para treinar professores e instrutores que acompanharão os usuários no simulador. Inna Alexeeva, Gerente de Projetos da FUNIBER, recebeu feedback positivo de vários especialistas bancários que puderam navegar pelos casos do simulador e avaliar a proposta do projeto.

“O simulador oferecerá aos estudantes de qualquer carreira a possibilidade de compreender como funcionam hoje as fontes não tradicionais de financiamento e como podem ajudar, principalmente os empreendedores”, Alexeeva. O simulador abrange diferentes estudos de caso, como PreseedBusiness Angelsou Bootstrapping, entre outros.

José Breñosa, pesquisador do CITICAN, descreveu o protótipo como um sucesso, que tem “uma interface intuitiva, muito próxima de um produto real (uma plataforma profissional)” e também destacou a inclusão bem-sucedida de elementos de gamificação e metodologias ativas de ensino na plataforma.

Durante a reunião, também foi apresentada uma versão preliminar do produto intelectual mais recente do projeto, um relatório sobre recomendações para as partes interessadas em finanças corporativas e os formuladores de políticas corporativas

O principal objetivo deste relatório é que os instrutores adaptem seus programas de educação empresarial com base nos resultados e no conhecimento gerado no desenvolvimento do simulador virtual. Isso contribuirá para as políticas corporativas relacionadas à educação e, mais especificamente, à educação financeira. Dessa forma, os agentes financeiros poderão repensar sua abordagem e elaborar uma oferta adaptada aos empreendedores, a fim de alcançar um melhor entendimento mútuo e até mesmo oferecer novos serviços financeiros. Isso também ajudará a aproximar os setores financeiro e educacional.

Além disso, com vistas à sustentabilidade do projeto, os parceiros discutiram alternativas para promover os resultados e os impactos após o término do projeto. Entre elas, foram consideradas diferentes opções: usar o simulador como ferramenta complementar em disciplinas relacionadas à área, desenvolver um espaço na Web para obter feedback dos usuários e apresentar o simulador na administração pública e nas universidades.

Os interessados em testar sua alfabetização financeira e aprender mais sobre as plataformas digitais que estão sendo implementadas podem obter mais informações sobre o projeto site do projeto.  O simulador está disponível no link a seguir.

Esse projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.