Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. Álvaro Durántez, visita sede em Cabo Verde

Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. Álvaro Durántez, visita sede em Cabo Verde

A visita oficial do doutor Álvaro Durántez teve o objetivo de reforçar a presença institucional da FUNIBER em Cabo Verde, realizar varias visitas às entidades locais, realizar uma conferência magistral sobre a Iberofonia e inaugurar a exposição “A Melodia Ácida’’, de Joan Miró.

O reforço das relações da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) com Cabo Verde motivou a recente visita do diretor de Relações Institucionais Dr. F. Álvaro Durántez, quem viajou recentemente para Praia, Cabo Verde.

Durante a sua presença na capital deste país africano, Durántez realizou várias reuniões de trabalho, acompanhado pelo representante da Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, Jorge Cólogan, nas quais fez uma apresentação da Fundação, a sua presença no mundo, principais tarefas, objetivos e ações.

A agenda incluiu um encontro com a embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Prieto; com o diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), João Lourenço Neves; o Ministro do Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, com quem a FUNIBER assinou um convénio de colaboração em 2022; o Presidente do Instituto Nacional de Segurança Social de Cabo Verde, Mário Rui Lopes Fernandes, e o Ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz. 

Nas reuniões, ambos ministros manifestaram de forma muito explícita a sua convicção pessoal sobre a necessidade de vincular Cabo Verde ao Sistema Ibero-Americano de Concertação e Cooperação —Comunidade Ibero-Americana de Nações— dadas às evidentes afinidades linguísticas e culturais do seu país e dos Estados africanos lusófonos com os ibero-americanos, referindo-se expressamente ao “espaço da Iberofonia”. A viagem, que também decorreu no âmbito da Semana Cultural Ibero-Americana, organizada pela Embaixada da Espanha em Cabo Verde, permitiu ao diretor de Relações Institucionais, que é também diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, proferir uma palestra intitulada ʺA articulação do mundo de línguas portuguesas e espanholas: a Iberofoniaʺ. Procedeu-se também à inauguração da exposição “A Melodia Ácida” de Joan Miró, acervo que faz parte da obra cultural da FUNIBER, nas instalações da Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, onde a FUNIBER tem aberta a nova sede no país.