FUNIBER promove em Cabo Verde conferência sobre a Iberofonia com o Dr. Álvaro Durántez

FUNIBER promove em Cabo Verde conferência sobre a Iberofonia com o Dr. Álvaro Durántez

O diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia, doutor F. Álvaro Durántez, ministrou em FUNIBER em Cabo Verde a conferência magistral “A articulação do mundo de línguas portuguesa e espanhola: a Iberofonia”

No passado 18 de julho, o professor e diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia, doutor F. Álvaro Durántez, ministrou a conferência magistral “A articulação do mundo de línguas portuguesa e espanhola: a Iberofonia” nas instalações em Plateau, Cidade da Praia, da  Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, em Cabo Verde.

Durante a conferência, ressaltou-se a importância da Iberofonia como ponto de ligação que busca a articulação de um espaço multinacional de países de língua espanhola e portuguesa, sem restrições geográficas, baseado na igualdade e respeito às soberanias nacionais. 

O evento esteve enquadrado dentro da Semana Cultural Iberoamericana, organizada pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde, em colaboração com as Embaixadas de Portugal, Brasil e Cuba, com o Consulado Honorário da Colômbia, a Fundação Canária para Ação Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e a Associação Latino-Americana em Cabo Verde. 

A conferência magistral ocorreu em um ambiente amistoso e de reflexão, contando com a presença de várias entidades e representantes locais como o Dr. Carlos Santos, Ministro de Turismo e Transportes de Cabo Verde, os Embaixadores da União Europeia, de Espanha, de Angola e de São Tomé e Príncipe, representantes dos Ministérios de Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Educação, e das Comunidades de Cabo Verde.