FUNIBER participa do encontro «Proyecto de líderes Juveniles» em La Romana

FUNIBER participa do encontro «Proyecto de líderes Juveniles» em La Romana

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participa como convidada de um encontro organizado pelo Patronato Benéfico Oriental (PBO), Proyecto Líderes Juveniles de la USAID e a empresa ENTRENA. 

Empresários, executivos e líderes da província de La Romana foram convocados para fortalecer os laços de cooperação em apoio a estratégias e atividades que desenvolvam e fortaleçam a resiliência comunitária, a favor dos jovens desta região. A atividade foi realizada nas instalações da institución Alianza Juvenil por el Deporte y la Cultura de La Romana, onde os presentes desfrutaram de um delicioso café da manhã preparado para a ocasião. 

O evento começou com as palavras do Sr. John Seibel, presidente da ENTRENA; e da senhora Xiomara Menéndez, presidente do PBO; que agradeceram a presença dos empresários, profissionais e dirigentes convidados para o evento, e onde manifestaram a importância do projeto que lideram e desenvolvem, que visa a promoção dos valores humanos, dos hábitos saudáveis, das relações humanas positivas, das atitudes eficazes e proativas, do desenvolvimento de capacidades, competências e talentos, produtividade e autonomia pessoal dos jovens, com impacto na redução da criminalidade e da violência juvenil

A Sra. Doris Florencio, coordenadora do Setor Privado do Projeto Líderes Juvenis da USAID, apresentou o mapeamento da coleta de informações realizado pelas empresas do município de Villa Hermosa, mostrando dados estatísticos relevantes para a necessidade de formação e emprego, exigido na área empresarial.

Dona Xiomara Menéndez afirmou que já se passaram 47 anos desde a criação da organização do Patronato Benéfico Oriental (PBO), onde começaram a receber 13 crianças em suas instalações, e hoje estão impactando mais de 330 mil crianças e suas famílias.

Durante o evento foi destacada a importância de contar com a Universidade de La Romana (UNIROMANA), uma nova instituição de ensino superior (IES), que busca elevar o nível educacional dos profissionais da região Leste. Durante as intervenções, a ênfase foi colocada na participação da UNIROMANA, no compromisso com a qualidade educacional dos programas oferecidos, sendo exatamente o que a sociedade necessita na região Leste e em nível nacional, segundo os participantes.  

A FUNIBER República Dominicana reafirmou a importância deste tipo de encontros, onde as organizações podem reunir-se e unificar critérios sobre as necessidades na região em relação ao pessoal qualificado e a forma em que todos podem colaborar e trabalhar de forma conjunta. Da mesma forma, a senhora Massiel Castro, diretora executiva da FUNIBER República Dominicana, mostrou-se disposta a ouvir os organizadores e empresários convidados sobre as necessidades de formação que possam identificar em seus espaços de trabalho, bem como a colaborar com o PBO, ENTRENA e a Equipe da USAID, na troca de informações sobre necessidades de pessoal, para preenchimento de vagas ativas, bem como a disponibilidade para aderir ao projeto de trabalho de e para jovens em situação de risco na área.