Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Durántez Prados, participa da obra “Hispanidad. La aportación de España al Nuevo Mundo”

Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Durántez Prados, participa da obra “Hispanidad. La aportación de España al Nuevo Mundo”

No dia 9 de novembro, será realizada a apresentação do livro que compila as principais conferências proferidas durante 2022 e 2023 no Ciclo Hispanidad organizado pela referida instituição e do qual participou a Cátedra FUNIBER por meio de seu diretor, Dr. F. Álvaro Durántez Prados.

Esta obra, publicada pela renomada editora Dykinson, é um registro dos trabalhos apresentados durante mais de um ano por importantes especialistas e acadêmicos em questões historiográficas e jurídicas, como o Dr. José Ricardo Pardo Gato, o Professor de História do Direito e das Instituições Dr. Ignacio Ruiz, os Professores Isidro García e Javier Sáenz del Castillo e o Comandante Germán Segura García.

A apresentação do Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, que abre a publicação, tratou da “Jurisdição e soberania da Espanha na América do Norte”, tema sobre o qual o Dr. Durántez já palestrou em várias ocasiões em nome da FUNIBER, tanto no Canadá como na Espanha. Precisamente, a conferência proferida no Canadá em maio de 2022 por Durántez, professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico), foi o marco para a abertura das atividades no novo Salão Histórico Bodega y Cuadra da Embaixada da Espanha nesse país norte-americano, no contexto do 70º aniversário da ativação das relações diplomáticas entre a Espanha e o Canadá. A abertura foi apresentada pelo embaixador espanhol Alfredo Martínez Serrano e contou com a presença do presidente da Fundação Universitária Iberoamericana, Dr. Santos Gracia Villar.

Com essas atividades acadêmicas nas diferentes áreas das Humanidades, a FUNIBER promove a difusão da história compartilhada entre os povos de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, incluindo o conhecimento de sua projeção histórica nas diferentes regiões do mundo.  

A cerimônia de apresentação do livro foi inaugurada pelo diretor do centro anfitrião, Coronel Carlos Boado Quijano, e contou com a presença do General Juan Arrazola Martínez, chefe do Quartel-General do Comando de Apoio a Manobras em La Coruña.