Artista Gil de Gálvez visita Angola para diversas atividades musicais 

Artista Gil de Gálvez visita Angola para diversas atividades musicais 

O violinista, músico de câmara e regente de orquestra José Manuel Gil de Gálvez visita a Angola, a convite da Embaixada da Espanha no país, para realizar diversas atividades musicais.

Depois de terminar uma turnê de shows na América Central, que foi realizada com o apoio da Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), Gálvez viajou para a Angola para ministrar diferentes oficinas e concertos.

Gálvez ministrou uma grande variedade de classes magistrais de violino, viola e música de câmara, bem como palestras, na Escola Kapossoka de Luanda, conservatório da capital do país, juntamente com o compositor e etnomusicólogo espanhol David Sáez, radicado em Angola, como parte de um programa desenvolvido pela Embaixada Espanhola.

Gil de Gálvez também formou uma dupla com o mundialmente famoso tenor Nelson Ebo, com quem teve o prazer de se apresentar para João Lourenço, o Presidente da República de Angola, na inauguração do novo aeroporto internacional do país.

Durante sua estada, o maestro pôde conversar com o embaixador espanhol Manuel María Lejarreta sobre a história da Angola e o talento e os estilos musicais existentes no país.

Em seguida, ele conversou com o Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Silvino de Pina Zau, sobre os desafios e projetos futuros do país no campo da música, relacionados ao novo auditório e à orquestra nacional e à configuração e desenvolvimento da educação musical, entre outros assuntos, além de discutir os laços históricos que sustentam as relações com a Espanha. Após a reunião, o ministro o presenteou com dois instrumentos musicais de tradição popular, uma dikanza do tipo “reco-reco” e uma njimba, uma marimba com afinação pentatônica.

Gil de Gálvez expressou seu compromisso de cooperar com esses projetos futuros: “Será uma honra contribuir para o desenvolvimento da grande música em um país tão belo como Angola, estarei sempre onde houver um interesse manifesto e executivo de desenvolver e elevar tão nobre arte em busca da solidariedade, integração social e instrumento de paz como carta de natureza de entendimento entre os povos do mundo”.

Gil de Gálvez é um artista multifacetado que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Desde 1996 é Primeiro Violino e dirigente da prestigiada orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga.

Como regente, fez sua estreia no Teatro Nacional de El Salvador e obteve grande sucesso regendo a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño em Caracas.Seus méritos acadêmicos incluem um Doutorado Internacional “cum laude por decisão unânime” em música e educação pela Universidad de Málaga. Obteve a pós-graduação oficial Master of Arts in Classical String Performance com violino e música de câmara com a mais alta qualificação (First Class with Honours) concedida pela University of Limerick (Irlanda).