Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO encerra ano intenso de exposições e concertos

Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO encerra ano intenso de exposições e concertos

Neste ano de 2023, a  Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organizou um grande número de exposições com obras de artistas renomados, como Picasso ou Joan Miró, paralelamente à celebração das turnês musicais de o pianista José Luis Nieto e o violinista e maestro José Manuel Gil de Gálvez. 

Exposições em andamento 

A sala de exposições da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) recebeu três coleções de Picasso: ‘A Flauta Dupla’ (La Flauta doble), ‘As Touradas’ (La Tauromaquia) e ‘Rascunhos para Guernica’ (Bocetos para Guernica), em comemoração ao 50º aniversário da morte de Pablo Picasso, um dos artistas mais destacados do século XX, e em comemoração ao 10º Aniversário da Universidad Europea del Atlántico, podendo ser visitada até ao final de fevereiro.

Além disso, no México, a coleção “A Divina Comédia” de Dalí está disponível para visualização. A exposição de Dalí está localizada na sala de exposições temporárias do Museu dos Conspiradores, localizada no coração do centro histórico de Querétaro. A exposição estará aberta até 4 de fevereiro do próximo ano, de terça a domingo, de 10h30 às 18h30.

Comemoração do 10º aniversário da Universidad Europea del Atlántico

José Luis Nieto, pianista de renome e com extensa carreira internacional, apresentou um concerto em novembro no salão da universidade para comemorar os dez anos de atividade da instituição. O músico cativou o público durante mais de uma hora com o seu recital intitulado «Pasión de Falla», uma apresentação que mesclou várias peças musicais do ilustre compositor espanhol Manuel de Falla, incluindo «O chapéu de três pontas», «O amor bruxo» e «Fantasia Bética».

Durante o ano de 2023, o pianista combinou uma turnê musical pela Espanha com a realização de vários concertos na Suíça, no México e em Marrocos.

Turnê musical de Gil de Gálvez

O violinista, músico de câmera  e diretor da orquestra José Manuel Gil de Gálvez realizou em outubro uma turnê de concertos e conferências pela América Central com o apoio da Obra Cultural da FUNIBER e da Universidad Europea del Atlántico e da Fundação Hispania Música.

Recentemente, o músico foi à Angola, a convite da Embaixada de Espanha no país, para realizar diversas ações musicais. Gálvez ministrou uma grande variedade de aulas magistrais de violino, viola e música de câmara, bem como palestras, na Escola Kapossoka de Luanda, conservatório da capital do país, no âmbito de um programa desenvolvido pela Embaixada de Espanha. Tem sido acompanhado pelo compositor e etnomusicólogo espanhol David Sáez, radicado na Angola.

Da mesma forma, no âmbito interpretativo, Gil de Gálvez formou dupla com o grande tenor mundialmente famoso Nelson Ebo, com quem teve o prazer de atuar para João Lourenço, Presidente da República de Angola, na inauguração do novo aeroporto internacional do país.

A Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO continuará a promover uma aproximação entre a música e a arte com a cultura e a sociedade, sendo um meio de expressão, não só de emoções e sentimentos, mas também de uma forma de viver.