Dr. Durántez Prados compartilha percepções importantes em um novo artigo para o Jornal de Angola

Dr. Durántez Prados compartilha percepções importantes em um novo artigo para o Jornal de Angola

O Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia publica um artigo de opinião intitulado “Angola y España, Ibero-África” no Jornal de Angola.

O Dr. F. Álvaro Durántez Prados, pioneiro e promotor do espaço pan-ibérico, aborda a profunda relação entre Angola e Espanha, enfatizando a importância da iberofonia como um elo cultural e linguístico que une esses dois países.

“No dia 11 de novembro, Angola comemorou o 48º aniversário de sua independência, um marco que não é apenas significativo para a nação africana, mas também marca a estreita relação que tem cultivado com a Espanha desde aquela época”, disse o Dr. Durántez Prados.

Angola, o maior país de língua portuguesa da África, surgiu como um ator importante no continente. Sua posição estratégica, diplomacia ativa, crescimento demográfico e econômico, bem como sua singularidade cultural, fazem do país uma referência na região subsaariana. O Dr. Durántez Prados destaca a importância objetiva de Angola, tanto no contexto continental quanto na convergência entre os dois terços da África Subsaariana.

As relações entre Angola e Espanha se desenvolveram com base no respeito mútuo e no interesse compartilhado, evitando os conflitos que muitas vezes surgem dos legados coloniais. Essa abordagem inteligente foi traduzida em ações e projetos concretos, como diversificação econômica e melhorias de infraestrutura em setores-chave para Angola.

A cooperação entre os dois países não se limita à esfera econômica, mas também abrange o idioma, a cultura e a educação. Angola, sendo o equilíbrio entre a África anglófona e a francófona, é o principal país da Iberofonia continental, conectada a aproximadamente trinta países de língua espanhola e portuguesa em todos os continentes.

Em setembro de 2021, durante uma visita oficial à Espanha, o presidente angolano declarou que a Espanha era seu parceiro estratégico na Europa. Esse reconhecimento se traduziu em ações tangíveis, como a inauguração da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) na província de Bié, uma instituição patrocinada pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

O Dr. Durántez Prados expressou essas ideias em um artigo para o Jornal de Angola, destacando a importância da colaboração e do entendimento entre os dois países no âmbito da promoção de um espaço composto por todos os países pertencentes à Iberofonia, sem exceções geográficas. Essa visão estratégica tem sido fundamental para consolidar os laços de cooperação e promover o desenvolvimento compartilhado entre Angola e Espanha.

A FUNIBER por meio de sua rede de universidades, continuará promovendo a cooperação acadêmica e cultural nessa região estratégica, construindo pontes que fortaleçam a Iberofonia e fomentem a colaboração sustentável.