A FUNIBER Portugal coordena o Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos promovido pela UAL 

A FUNIBER Portugal coordena o Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos promovido pela UAL 

A Diretora Executiva da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) em Portugal, Dra. Nancy Ferreira Gomes, coordenará a 6.ª edição do Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos com a participação especial do Diretor de Relações Institucionais e Diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, Dr. F. Álvaro Durántez Prados.

O Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos é promovido pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Instituto de Defesa Nacional e tem como principal objetivo aprofundar as especificidades da América Latina, abordando temas como sua evolução histórica, fronteiras regionais, Estados e subsistemas. Além disso, o Sistema Interamericano é estudado em detalhes, desde seus conceitos e origens até seu processo de institucionalização.

Uma parte importante do curso é a análise dos processos de integração regional na América Latina, bem como a identificação e a compreensão dos pontos críticos regionais de conflito, disputas entre Estados e criminalidade. Também promove uma análise aprofundada das Relações Internacionais da América Latina, destacando as relações com os Estados Unidos, a União Europeia, a China, a África e Portugal.

Este curso é destinado a alunos de diferentes níveis educacionais, como Relações Internacionais, Ciências Políticas, História, Sociologia, Geografia, Economia e Ciências da Comunicação. Além disso, inclui pessoal das forças armadas, forças e serviços de segurança, bem como funcionários públicos e técnicos de nível superior dos municípios. Empresas voltadas para a internacionalização, consultoria e análise de riscos também estão convidadas.

Além disso, FUNIBER oferece aos alunos três bolsas de estudo concedidas pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para cobrir as taxas de matrícula. Os candidatos interessados devem preencher o formulário de inscrição para a bolsa até 8 de março. Os candidatos serão avaliados com base em seu mérito acadêmico, e o júri é composto pela coordenadora do curso, Dra. Nancy Gomes, e a diretora da OEI em Portugal, Dra. Ana Paula Laborinho.

O Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos terá início em 8 de março e terminará em 21 de junho deste ano. Os horários foram estabelecidos para cada sexta-feira, durante o dia (das 9h00 às 13h00 horário em Portugal) e para uma sessão noturna (das 18h30 às 22h30), com duração total de 50 horas.

Para se candidatar a uma bolsa de estudos clique aqui.

Com esse apoio da FUNIBER, o Curso Avançado de Estudos Ibero-Americanos se consolida como uma oportunidade única para adquirir conhecimentos especializados e oferecer uma visão completa e atualizada da região. Todos os interessados estão convidados a participar e aproveitar essa excelente proposta acadêmica.