FUNIBER Portugal facilita a incorporação da UAL à Aliança DIVERSE

FUNIBER Portugal facilita a incorporação da UAL à Aliança DIVERSE

A Universidad Autónoma de Lisboa (UAL), graças aos esforços da FUNIBER Portugal, por meio de sua delegada, Nancy Ferreira, e do diretor da Cátedra FUNIBER e Diretor de Relações Institucionais, F. Álvaro Durántez Prados, aderiu à aliança DIVERSE.

Com essa ação, a UAL se une ao trabalho conjunto que busca transformar a educação por meio da integração de métodos de pesquisa e inovação em técnicas de ensino. 

A DIVERSE (Digital and Innovative Venture Science Education for Resilient and Sustainable Entrepreneurship) é uma aliança estratégica de doze universidades líderes no continente europeu com o objetivo comum de promover uma cooperação amigável e mutuamente benéfica nas áreas de internacionalização, educação, pesquisa e atividades de extensão. 

Fazem parte dos acordos e atividades da Aliança DIVERSE o intercâmbio de professores e alunos, a colaboração em atividades de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento conjunto de currículos e programas, bem como a procura conjunta de financiamento para projetos externos.

A integração da UAL representa mais um passo que fortalece o relacionamento institucional existente com a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e a FUNIBER, com quem já haviam celebrado um protocolo de colaboração assinado em 2023. Esse acordo inicial visa promover a Cátedra de Estudos Ibero-Americanos, que tem como objetivo desenvolver e promover áreas de conhecimento por meio da promoção de atividades de pesquisa, desenvolvimento e formação avançado em assuntos de interesse mútuo para as instituições envolvidas. 

A integração da UAL representa mais um passo que fortalece a relação institucional tripartida existente entre a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a FUNIBER, após a celebração de um protocolo de colaboração assinado em janeiro de 2023, em Santander, Espanha. Este acordo inicial procura melhorar as relações mútuas de cooperação académica, científica e cultural, juntamente com a publicação de programas académicos e projetos de investigação conjuntos.

A FUNIBER, a UNEATLANTICO e a UAL continuam trabalhando para a construção da igualdade de oportunidades no campo da educação e do desenvolvimento profissional das pessoas, abrindo brechas nos horizontes acadêmicos e profissionais, favorecendo a internacionalização dos estudos.