Os parceiros do projeto Erasmus Plus “Aprendizagem baseada na prática de simulação clínica em enfermagem” (CLINICALSIM) se reuniram em fevereiro deste ano nas instalações da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) para lançar oficialmente essa iniciativa e estabelecer as etapas a serem seguidas para o trabalho conjunto que se estenderá até 2026.
A conferência contou com a participação de todos os parceiros do projeto: o líder, a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO); o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal; a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).
Durante a semana de atividades, os parceiros apresentaram suas instituições e abordaram as competências dos profissionais de enfermagem em Angola e suas necessidades atuais. Esse ponto de encontro possibilitou o compartilhamento de informações e experiências importantes em relação às necessidades de treinamento da profissão de enfermagem. Além disso, permitiu o estabelecimento de parcerias sólidas entre os participantes que podem ajudá-los a trabalhar de forma mais eficaz nos próximos anos.
Além disso, foram feitas visitas aos centros clínicos de Angola: o Hospital Walter Strangway, o Centro Materno-Infantil e sua divisão de Cuidados Nutricionais para Desnutrição Infantil, localizada no Cuito.
Também foi feita uma visita ao mercado local de Chissindo, onde foram observadas e analisadas situações relacionadas à insegurança alimentar, tão prevalente na população angolana.
A reunião inicial incluiu o primeiro treinamento de instrutores pelo renomado especialista Dr. Francisco Martin, diretor do Centro de Simulação Clínica da Universidade de Valladolid. A formação abordou os fundamentos da aplicação da Simulação Clínica como uma estratégia de aprendizado no campo das ciências da saúde e pode ser oferecido a parceiros e professores das instituições participantes/colaboradoras.
Além disso, foi feita uma visita oficial ao Centro de Simulação Clínica Avançada, localizado nas instalações da UNIC, onde eles puderam assistir a uma simulação em tempo real com alunos desenvolvida com o equipamento de simulação de alta definição recém-adquirido. Também foi possível visitar o recém-adquirido hospital de campanha para emergências de saúde.
O CLINICALSIM é um projeto de capacitação voltado para instituições de ensino superior na Angola com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.
O projeto é voltado especialmente para estudantes e professores universitários de enfermagem, confederados de simulação clínica, conselheiros e gerentes de ensino superior em ciências da saúde, formuladores de políticas de saúde/administrações públicas/associações de enfermagem e a comunidade em geral (como pacientes em potencial).
Nesse objetivo, as suítes de simulação e as ferramentas digitais multimídia serão usadas para implantar o aprendizado experimental e promover o Serviço Comunitário/Aprendizado de Serviço nas universidades.
No contexto da simulação, os parceiros do projeto enfatizaram que há diferentes níveis de simulação, alguns deles de alta fidelidade e complexidade, exigindo recursos tecnológicos e humanos sofisticados. Há também outras que podem ser úteis no ensino de enfermagem em Angola, que não exigem muitos recursos e podem ser muito eficazes, por exemplo, simulações com alunos ou atores, com modelos simples, manequins ou usando recursos prontamente disponíveis. O nível de simulação será adaptado à situação de saúde social em Angola.
No contexto do Aprendizado de Serviço, o objetivo social dessa abordagem também é introduzido ao levar em conta as pessoas com barreiras socioeconômicas e problemas de saúde e a promoção de melhores hábitos de nutrição.
Além da participação de parceiros da Espanha, Portugal e Angola, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad de Valladolid (UVa) da Espanha, bem como a Universidad Jan Kochanowski (UJK) , na Polônia, colaborarão como organizações parceiras durante o curso do projeto em determinadas atividades.
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