Emmanuel Soriano e Thomas Prola, investigadores da FUNIBER e participantes do projeto Erasmus Plus CBHE LOVE.DIST@ANCE (Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitable, Distance Teaching and Learning) publicaram um artigo na revista MLS Educational Research (MLSER), centrado na validação e possível readaptação do instrumento Distance Education Learning Environments Survey (DELES) para a avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Especificamente, a investigação teve como objetivo avaliar a utilização do instrumento DELES para a avaliação das AVA na abordagem de educação a distância e inclusão de grupos vulneráveis do projeto LOVE.DIST@NCE, bem como considerar a sua possível reformulação e atualização, devido à idade da ferramenta, criada e validada em 2005, e à falta de uma abordagem DELES para a educação inclusiva.
A recolha de dados foi efectuada no âmbito de uma reunião de trabalho transnacional na Universidade de Levinsky, Tel Aviv, Israel, realizada em abril de 2022. Foram formadas três equipas de nove membros cada. Os participantes eram especialistas em educação, líderes e académicos de 3 países diferentes: 13 de Israel, 3 de Portugal e 11 da Geórgia.
Os resultados obtidos a partir da avaliação dos peritos concluem que o DELES é um instrumento de avaliação adequado para o projeto LOVE.DIST@NCE, embora tenham sido percebidas nuances qualitativas de melhoria em cada escala. Se quiser saber mais sobre este estudo fascinante e as melhorias propostas no instrumento, o artigo completo está disponível no seguinte link.
O estudo considera igualmente a possibilidade de explorar outras ferramentas no futuro, tendo em conta que tais mecanismos devem evoluir à medida que as tecnologias educativas e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são actualizados.
O projeto Erasmus Plus CBHE LOVE.DIST@NCE (Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitable, Distance Teaching and Learning) visa contribuir para melhorar o acesso e a qualidade do ensino superior para pessoas socialmente vulneráveis em Israel e na Geórgia, e é financiado pela agência de financiamento europeia EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency).
No âmbito do projeto, foram concebidas a estrutura e a infografia de um curso em linha. Esta pode ser utilizada por professores que estejam a desenvolver cursos de ensino à distância com conteúdos e recursos digitais, utilizando diferentes ferramentas de comunicação e avaliação.
O projeto terminou no ano passado. Todas as instituições participantes assinaram uma carta de compromisso com o objetivo de reforçar as iniciativas geradas durante o projeto, partilhar experiências e envolver um maior número de professores e alunos nos próximos anos, entre outras acções.
Declaração de exoneração de responsabilidade: O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui uma aprovação do seu conteúdo, que reflecte apenas as opiniões dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação nela contida.