No contexto da recente visita à Guiné Equatorial do diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, foram lançadas as bases para uma estreita colaboração com o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial (Centro Internacional de Posgrados de Guinea Ecuatorial, CIP) e a Academia Equato-guineense de Língua Espanhola (Academia Ecuatoguineana de la Lengua Española, AEGLE).
No marco da promoção das relações educacionais e culturais com a Guiné Equatorial, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, reuniu-se, no último mês de abril, na capital da Região Continental do país, a cidade de Bata, com o presidente da Academia Equato-guineense de Língua Espanhola (AEGLE), Agustín Nze Nfumu, e com o presidente do Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial “Verónica Eyang”, Dr. Fernando Ignacio Ondo Ndjeng, assim como suas respectivas equipes. O Dr. Durántez já iniciou discussões com os professores Nze e Ondo por ocasião do IX Congresso Internacional da Língua Espanhola (Congreso Internacional de la Lengua Española, CILE), realizado em Cádiz em março de 2023.
Tanto com o CIP quanto a Academia Equato-guineense de Língua Espanhola, está previsto um próximo acordo a fim de facilitar a formação a distância de docentes em nível de mestrado e de doutorado, com particular ênfase para a titulação de professores equato-guineenses de espanhol como língua estrangeira, os quais, no futuro, poderão desenvolver o seu trabalho educacional e profissional nos diferentes países do continente africano em que a língua espanhola é especialmente requisitada.