A coleção “Picasso: Ainda Surpreendo” da Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO foi exposta no Chile

A coleção “Picasso: Ainda Surpreendo” da Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO foi exposta no Chile
Créditos: Corporación Pro Aconcagua

A Obra Cultural da FUNIBER e a UNEATLANTICO inauguraram a exposição “Picasso: Ainda Surpreendo” na antiga Estação Ferroviária de Los Andes, em Valparaíso (Chile), que esteve aberta de 24 de maio a 6 de junho.

A exposição foi organizada pela Corporação Pro Aconcagua em parceria com a Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico, bem como com o Centro Español e o Rotary Club de Los Andes.

A exposição “Picasso: Ainda Surpreendo” é composta por três colecções completas. A primeira, “Les Bleus de Barcelona”, é composta por 11 obras. A segunda, “Bailarinas”, com 14 gravuras sobre couro com imagens de bailarinas, inclui desenhos académicos, a maioria dos quais numa única linha, que revelam um domínio total da técnica e um sentido estético clássico.

A última coleção, “Geneviève”, inclui 12 trabalhos em papel japonês que Picasso ofereceu à sua jovem amante. Os desenhos para Geneviève, realizados nos anos 50 e publicados em 1974, mostram-na nua ou apenas a meio comprimento, de frente e de perfil, e até a brincar com o Cupido. Trata-se de uma coleção de desenhos espontâneos e decorativos, muito dinâmicos, surpreendentes e pouco conhecidos. Geneviève colocou alguns dos seus desenhos à venda nos anos 1980.

Vivian Lipari, diretora da sede da FUNIBER no Chile, e Luis Concha Valderrama, presidente da Corporação Pro Aconcagua, destacaram a importância da realização destas exposições pela contribuição cultural para o país.