Por ocasião do Dia da Ibero-América e do 28º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) apresenta uma mensagem de cordialidade e confraternização, proferida pelo Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia.
Desde 2020, a Secretaría General Iberoamericana (Secretaria Geral Ibero-Americana, SEGIB) estabeleceu o dia 19 de julho como o Dia da Ibero-América, uma data que celebra as afinidades históricas e culturais que unem a Comunidad Iberoamericana de Naciones (Comunidade Ibero-Americana de Nações, CIN), que inclui, entre seus membros, 22 estados das Américas e da Península Ibérica de língua espanhola e portuguesa. Por sua vez, o aniversário da CPLP, comemorado em 17 de julho, ressalta a cooperação entre os países que têm o português como língua oficial.
Ambas as comunidades compartilham uma base linguística e cultural que é a mais semelhante em nível mundial. Juntas, a CIN e a CPLP formam o que o Dr. Durántez conceituou como o Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia, composto pela totalidade dos estados soberanos do mundo onde o espanhol e o português são idiomas oficiais. Esse Espaço Pan-Ibérico é o primeiro bloco geolinguístico do mundo, formado por 900 milhões de pessoas que compartilham referências linguísticas identitárias comuns.
A base para a articulação do Espaço Pan-Ibérico está na afinidade substantiva entre o espanhol e o português, os únicos idiomas internacionais importantes que são mutuamente compreensíveis.
O fortalecimento da relação entre a CPLP e a CIN aumenta a visibilidade e a influência internacional dos países que compõem o Espaço Pan-Ibérico. Esse espaço promove, além disso, a cooperação horizontal e triangular entre os Estados da América, Europa, África e Ásia.
A Fundação Universitária Iberoamericana se posiciona como a primeira plataforma universitária de âmbito Pan-Ibérico e vocação iberófona, estabelecida para a cooperação educacional, cultural e técnico-científica.