A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) esteve presente no XII Congresso Latino-americano de Ciência Política, organizado pela Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP) em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
De 17 a 20 de julho, o XII Congresso Latino-americano de Ciência Política “A América Latina como ator na configuração geopolítica global” foi realizada na sede do ISCTE, reunindo mais de 800 pesquisadores de diferentes países. Os professores F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, e Nancy Elena Ferreira Gomes, Diretora do escritório da FUNIBER em Portugal, participaram desse evento como palestrantes em uma mesa redonda intitulada “Projeção e articulação dos espaços ibero-americano e lusófono”.
A sessão de perguntas e respostas, moderada pela professora Cátia Miriam Costa (ISCTE), levou a várias reflexões sobre o valor da Iberofonia, analisando sua influência na força dos Estados membros, seu papel atual e futuro e as perspectivas de colaboração entre os espaços ibero-americano e lusófono.
A participação da FUNIBER neste congresso reafirma seu compromisso com a análise e a promoção do papel da América Latina no âmbito internacional, bem como seu impulso para uma maior colaboração entre as regiões que compõem o Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia.