Nos dias 11 e 12 de dezembro, o diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. F. Álvaro Durántez Prados, visitou a província de Badajoz, na comunidade autônoma de Estremadura, fronteiriça com Portugal. Durante sua visita, ele fortaleceu a presença da Fundação mediante atividades institucionais e acadêmicas.
Conferência na Real Sociedad Económica Extremeña de Amigos del País de Badajoz
Por ocasião de sua visita à Real Sociedad Económica Extremeña de Amigos del País de Badajoz (Real Sociedade Econômica Estremenha de Amigos do País de Badajoz, RSEEAP), instituição fundada em 1816 e dedicada a promover o desenvolvimento cultural, científico e econômico da região, o Dr. Durántez ministrou uma palestra intitulada “La articulación del espacio multinacional de lenguas española y portuguesa. Estado de situación” (“A articulação do espaço multinacional das línguas espanhola e portuguesa. Balanço geral.”).
Nesse contexto, foi abordado o conceito de Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia, um âmbito multinacional que reúne os países iberofalantes, sem distinções geográficas, integrado por mais de 900 milhões de pessoas e distribuída em trinta países por todos os continentes. Essa área, considerada o primeiro bloco geolinguístico do mundo, é apresentado como um eixo fundamental para a cooperação. Na ocasião, o Dr. Durántez deu especial ênfase ao papel que a região de Estremadura e a cidade de Badajoz podem desempenhar na promoção de um âmbito iberófono peninsular, propondo essa área da fronteira entre Espanha e Portugal como um possível “Zona Cero de la Iberofonía” (Marco Zero da Iberofonia) na Península Ibérica. Nesse sentido, ele destacou a importância da Eurociudad Badajoz-Elvas-Campo Maior (EUROBEC), um exemplo de cooperação transfronteiriça, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida no território por meio do intercâmbio de informações e da organização de projetos conjuntos.
A conferência foi apresentada pelo Sr. Antonio García Salas, secretário-geral da RSEEAP e principal promotor do Corredor Sudoeste Ibérico, uma iniciativa que tem como principal objetivo, principalmente, conectar Espanha e Portugal mediante um sistema de infraestruturas interconectadas. Esse projeto busca transformar a região e gerar novas oportunidades de desenvolvimento, superando as limitações tradicionais das fronteiras. Como principal promotor, o Sr. Antonio García Salas contribui para a criação de novas dinâmicas que, de modo igual a outras iniciativas, fomentam, em suma, a articulação pan-ibérica a partir de outros âmbitos.
O evento teve a presença do presidente da Real Academia de la Jurisprudencia y Legislación de Extremadura (Real Academia da Jurisprudência e Legislação de Estremadura), Sr. Francisco La Moneda Díaz, que, posteriormente, conversou com o Dr. Durántez sobre a cooperação na esfera jurídica ibero-americana e a iberofonia como um todo. Além disso, em sua capacidade como membro da Real Academia de la Jurisprudencia y Legislación de España (Real Academia da Jurisprudência e Legislação da Espanha) – instituição da qual também participa Dr. Durántez –, o Sr. Francisco La Moneda lidera a promoção de vínculos entre as academias jurídicas ibero-americanas. Nesse contexto, ambos conversaram sobre a possibilidade de ampliar esses vínculos a entidades semelhantes dos países ibero-africanos.
Por outro lado, o prefeito da cidade de Badajoz, Sr. Ignacio Gragera, participou do evento e demonstrou grande interesse nos temas tratados. Posteriormente, teve um encontro com o Dr. Durántez, com o Sr. Antonio García Salas e com o Sr. Francisco La Moneda, para analisar o potencial da região como “Marco Zero da Iberofonia” na península, além de propor estratégias para impulsionar seu desenvolvimento.
Encontro institucional com a Universidad de Extremadura
No âmbito educativo, o Dr. Durántez teve uma reunião com autoridades da Universidad de Extremadura (UNEX), a principal instituição universitária da região. Este encontro enquadra-se no contexto das relações estabelecidas após a assinatura do convênio geral com a FUNIBER em julho passado, cujo objetivo é o desenvolvimento conjunto de projetos de caráter cultural, acadêmico e científico, em benefício do corpo docente e discente da universidade.
Participaram da reunião, em nome da UNEX, o secretário geral, Sr. Francisco Álvarez Arroyo, o vice-reitor de economia, Sr. Agustín García García, o Sr. Carlos Díaz Caro, adjunto del Secretario General, e o Sr. Luis Fernando de la Macorra, antigo professor de Economia, que desempenhou um papel fundamental na abertura dessas relações, facilitando as primeiras aproximações entre ambas as instituições.
Durante a reunião, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER destacou a especial vocação estatutária da UNEX para a Ibero-América e para Portugal, ressaltando que essa abordagem poderia ser estendida a todo o âmbito da Iberofonia. Particularmente, destacou o potencial de fortalecer os laços com a África mediante uma relação mais estreita com a FUNIBER.
Reunião com a Fundação CB
Durante sua visita a Badajoz, o Dr. Durántez, acompanhado pelo Sr. Antonio García Salas, realizou uma reunião com representantes da Fundação CB. Essa instituição, com mais de 130 anos de trajetória na região, contribui para a manutenção e a divulgação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da Estremadura. Nesse encontro, foi explorada a possibilidade de uma colaboração institucional entre a FUNIBER e a Fundação CB, orientada a desenvolver iniciativas conjuntas que reforcem os objetivos comuns de ambas as entidades. Na reunião, estiveram presentes Sr. Emilio Vázquez Guerrero e Sr. Emilio Jiménez Labrador, presidente e diretor-geral da Fundação CB, respectivamente, juntamente ao Sr. Antonio García Salas.
Toda essa atividade da FUNIBER na região contribui para o fortalecimento da cooperação educacional, cultural e social, impulsionando o desenvolvimento integral dessa comunidade autônoma espanhola e consolidando alianças estratégicas com instituições locais para fomentar uma colaboração mais estreita entre os países iberofalantes.