O Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa anuncia os cinco finalistas

O Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa anuncia os cinco finalistas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por meio de sua área de Ação Social, anuncia os cinco finalistas da primeira fase do Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa.

Entre os 25 projetos de pesquisa recebidos, uma equipe formada por docentes da rede acadêmica da qual a FUNIBER participa analisou e selecionou os cinco projetos finalistas que passarão para a próxima etapa do Prêmio.

A seleção dos trabalhos foi com base na originalidade, na criatividade, no rigor acadêmico, assim como na relevância e na pertinência do tema abordado.

Os cinco projetos finalistas são:

  • “Recuperação do Cerrado: Implantação de uma Estufa de Mudas Nativas como Estratégia de Preservação e Educação Ambiental” – CEPI Oemis Virginio Machado, Brasil.
  • “Fitorremediación y filtración de aguas contaminadas del río Machángara, Quito – Ecuador” (Fitorremediação e filtragem de águas contaminadas do rio Machángara, Quito – Equador) por alunos do Colégio ISM North, Equador.
  • “Establecimiento de meliponarios de abejas nativas sin aguijón (ansa) con grado sexto en el Colegio Gimnasio Campestre de la ciudad de Ibagué” (Estabelecimento de meliponários de abelhas nativas sem ferrão (ansa) com a sexta série do Colégio Gimnasio Campestre na cidade de Ibagué) – Colégio Gimnasio Campestre, Colômbia.
  • “Propuesta de un experimento para validar condiciones de vida bacteriana metanófila en Titán y su uso para combatir el combatir el cambio climático” (Proposta de um experimento para validar as condições de vida bacteriana metanófila em Titã e seu uso para combater as mudanças climáticas) – Colégio Alemão Alexander von Humboldt no México
  • “Trastorno de ansiedad social en adolescentes del colegio Gimnasio Campestre” (Transtorno de ansiedade social em adolescentes do Colégio Gimnasio Campestre) – Colégio Gimnasio Campestre, Colômbia

Próxima fase

Os finalistas deverão realizar uma defesa oral de seu trabalho perante o júri em 18 de fevereiro. A apresentação ocorrerá na modalidade virtual. O projeto finalista que não for apresentado na defesa oral não poderá ser premiado.

Premiação

Após a defesa oral, o júri escolherá os trabalhos vencedores. O trabalho contemplado com o primeiro lugar receberá um prêmio de 400 dólares para os autores e de 250 dólares para o centro de ensino. O trabalho que ficar em segundo lugar receberá o prêmio de 200 dólares para os autores e de 125 dólares para o centro de ensino.

Para o professor responsável pelo trabalho, será concedida uma bolsa de estudos da Fundação Universitária Iberoamericana com uma ajuda econômica de 70% para cursar um dos programas de pós-graduação on-line e de 60% para cursar um dos doutorados on-line promovidos pela FUNIBER e outorgados por uma universidade da rede. 

Todos os finalistas receberão um certificado de reconhecimento. 

Os estudantes vencedores, do primeiro ou do segundo lugar, que desejarem estudar futuramente em uma das universidades da rede, cujos programas são patrocinados pela FUNIBER, terão isenção da taxa de matrícula.

Prêmio Internacional Pré-Universitário FUNIBER Pesquisa

O Prêmio FUNIBER Pesquisa tem a colaboração da  Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Iberoamericana, UNINI-México), a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia, UNINCOL), a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA) e a Universidad Internacional Iberoamericana (Universidade Internacional Ibero-Americana, UNIB).

O objetivo é incentivar a pesquisa e o conhecimento com um impacto social positivo. Esta convocatória tem como objetivo premiar trabalhos que investiguem propostas de transformação dos desafios atuais. Nosso propósito é reforçar a ética e o compromisso dos futuros profissionais com a sociedade, bem como a consciência do impacto social da ciência. Além disso, visa a promover o pensamento crítico e científico entre as novas gerações. 

Os temas abordados buscaram soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.