Coincidindo com o 30.º aniversário do início do pan-iberismo contemporâneo, nasce La Iberofonía, um novo periódico digital que se apresenta como uma resposta jornalística e cultural surgida de uma experiência concreta de compromisso cívico e ação solidária, e que aspira a articular sua própria narrativa do Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia no contexto internacional atual.
La Iberofonía irrompe no panorama midiático como um projeto jornalístico especializado que busca preencher uma lacuna estrutural no âmbito informativo: a ausência de um meio digital que se concentre de forma integral na realidade histórica, linguística, cultural e geoestratégica dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes.
O nascimento do meio coincide com o 30.º aniversário da fundação, em dezembro de 1995, da Sociedade Pan-Iberista Espanhola, promovida por Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, hoje diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia. Desde então, sua obra Iberofonia e Pan-Iberismo: definição e articulação do mundo ibérico, consolidou-se como um fundamento teórico de referência ineludível para qualquer análise rigorosa do espaço iberófono, constituindo uma base conceitual imprescindível para compreender seu alcance histórico, político e cultural.
A origem imediata do novo meio digital encontra-se em uma experiência compartilhada de voluntariado durante a DANA em Valência, Espanha, onde os integrantes da equipe coincidiram trabalhando no terreno. Esse espaço de cooperação consolidou a convicção de que o mundo iberófono requeria uma ferramenta estável para análise, informações verificadas e contextualização rigorosa.
Com uma linha editorial distante do generalismo e da mera agregação de notícias, La Iberofonía está comprometida com uma cobertura seletiva em áreas como atualidades internacionais, geopolítica, defesa, cultura e identidade, com uma abordagem analítica e contextualizada.
O periódico inicia sua trajetória com uma entrevista com Dr. Durántez, reforçando desde seu primeiro número o vínculo entre o pensamento pan-ibérico, a análise estratégica e a divulgação informativa.
Saiba mais sobre essa nova mídia no artigo Del barro al pensamiento. La Iberofonía: un proyecto cultural y periodístico nacido del compromiso cívico.