A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV) assinaram um convênio-marco de colaboração cujo principal objetivo é fortalecer e desenvolver programas acadêmicos, científicos e culturais, com o intercâmbio de professores e profissionais entre as instituições signatárias, bem como o outorgamento de bolsas para docentes da ULCV na modalidade a distância em mais de 80 programas acadêmicos de pós-graduação, incluindo especializações, mestrados e doutorados.
O convênio surgiu no contexto da visita à Cabo Verde, no mês de dezembro passado, do diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez, a qual permitiu instituir as bases da colaboração entre ambas as instituições. O acordo está assinado pelo Diretor da FUNIBER em Cabo Verde, Dr. Jorge Cólogan e o Vice-reitor da ULCV, Dr. Bartolomeu Varela.
O convênio destaca o compromisso compartilhado pelas entidades de promover o conhecimento e fortalecer os laços de colaboração, ressaltando a identidade e a dimensão iberofona de Cabo Verde, mediante a difusão da cultura hispânica e do idioma espanhol no país.
As áreas de colaboração incluem o desenvolvimento de projetos de cooperação nacional e internacional, a difusão de programas acadêmicos com bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado para os docentes da Universidade Lusófona de Cabo Verde e a organização de conferências, cursos e reuniões conjuntas.
Esse acordo busca, ainda, promover o progresso cultural, econômico e social mediante a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições signatárias. Além disso, consolida uma aliança estratégica que promete grandes benefícios para o âmbito educativo e cultural no quadro da Iberofonía.
Através de iniciativas como esta, a Fundação procura fomentar o acesso ao conhecimento, reforçar os laços entre as comunidades ibero-americanas e promover um ambiente académico inclusivo e enriquecedor que promova o progresso social e cultural a nível global.