A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) como parte de sua rede internacional de universidades, recebeu recentemente a embaixadora da União Europeia em Angola, Rosario Bento Pais, acompanhada por embaixadores de diferentes Estados-Membros. Foram recebidos pelo reitor da instituição, dr. Carlos Jélvez Martínez, com autoridades governamentais angolanas.
Durante a visita, a embaixadora definiu a FUNIBER como “a primeira plataforma universitária com vocação pan-ibérica”, em alusão ao seu modelo educacional integrador, que articula países de línguas espanhola e portuguesa da Europa, África e América. Essa visão se materializa em sua rede de campi presenciais —entre eles a UNIC em Angola, a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), na Espanha, e a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA), na República Dominicana, complementada por uma ampla oferta de estudos on-line, formando, assim, uma rede acadêmica, científica e cultural de alcance intercontinental.
O modelo da FUNIBER baseia-se na cooperação horizontal e triangular que transcende o âmbito acadêmico e inclui a promoção cultural e o desenvolvimento técnico-científico. Esse trabalho é complementado por um programa de bolsas de estudo que permite que os fatores econômicos não sejam um impedimento para o acesso à educação de qualidade, promovendo, assim, a inclusão e a equidade educativa.
A prova tangível desse compromisso é o projeto ClinicalSim, que os diplomatas puderam conhecer durante sua visita. Trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia por meio do programa Erasmus+ e desenvolvida em consórcio com instituições da Espanha, de Portugal e da Angola, que busca modernizar a formação prática na área da saúde por meio de simulação clínica avançada.
O embaixador da Espanha na Angola, Manuel María Lejarreta, destacou o papel da UNIC como um espaço de empoderamento feminino e valorizou o compromisso da instituição com a educação inclusiva, internacional e transformadora.
A partir dessa perspectiva, a FUNIBER se consolida como pioneira e prescritora na construção de um espaço acadêmico pan-ibérico de dimensão global, impulsionando uma diplomacia educacional que fomenta a integração entre povos com vínculos históricos e linguísticos comuns.