A Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Ibero-Americana, FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), instituição que faz parte da rede internacional de universidades da Fundação, iniciaram uma colaboração científica com a Federação Cantábrica de Atletismo (FCA). Este projeto é desenvolvido através do Programa de Doutorado em Atividade Física e Desporto: Riscos e Benefícios, coordenado pelo investigador e professor Dr. Álvaro Velarde Sotres.
O projeto contempla a avaliação dos atletas da FCA, com o objetivo de analisar fatores de risco de lesões, níveis de fadiga e desempenho desportivo. A investigação abrange provas de fundo, meio fundo, marcha, velocidade, barreiras, saltos, combinados e lançamentos, e procura medir o impacto da carga de treino, bem como favorecer a sua individualização.
A iniciativa beneficiará os principais atletas da região e potenciará investigações de alto nível com desportistas de elite, através da aplicação de tecnologias inovadoras e de última geração no âmbito desportivo.
O Dr. Velarde Sotres destacou que «a integração da investigação no tecido desportivo constitui uma pedra angular para enfrentar os desafios da sociedade atual, com o apoio de investigadores formados e qualificados». Além disso, sublinhou que «a relevância do programa de doutoramento reflete-se na sua capacidade de promover a troca de conhecimentos e gerar avanços científicos de qualidade».
Este projeto é também uma demonstração do compromisso dos doutorandos da UNEATLANTICO com a produção de estudos científicos de impacto.
A iniciativa enquadra-se no acordo de colaboração assinado entre a FUNIBER, a UNEATLANTICO e a FCA, cujo objetivo é promover o desporto na região e fortalecer a relação entre a academia e a prática desportiva. Com isso, Cantábria consolida-se como uma referência em investigação e desenvolvimento no âmbito do desporto.