Embaixador brasileiro reúne-se com executivos da FUNIBER na UNEATLANTICO

Embaixador brasileiro reúne-se com executivos da FUNIBER na UNEATLANTICO

O Embaixador do Brasil no Reino da Espanha e no Principado de Andorra, Orlando Leite Ribeiro, fez uma visita à Universidad Europea del Atlántico em que teve a oportunidade de realizar uma série de reuniões com executivos universitários e da FUNIBER, e até teve a oportunidade de trocar algumas palavras com três estudantes brasileiros que estão estudando seus diplomas em Santander.

Leite Ribeiro estava acompanhado pelo Conselheiro de promoção comercial e investimentos de seu país, Flavio BeltarelloCarmen Ealo De Sá, cônsul brasileira na Cantábria e Astúrias; Paloma Almeida, cônsul do Brasil em Málaga e Vicente Soriano, cônsul do Brasil em Valência. Também fizeram parte da comitiva José Luis CallejoAlberto Gracián e Héctor Moreno.

Os visitantes foram recebidos pelo Secretário Geral da UNEATLANTICO Roberto Ruíz e a Diretora de Relações Institucionais, Elena Palácio, realizaram imediatamente uma reunião à qual se juntaram os responsáveis pelas Relações Internacionais e Comunicação, respectivamente, da instituição acadêmica cantábrica, Juan Luis Vidal e Alejandro Sanz. Nesta reunião, Ruíz informou o embaixador sobre algumas questões relacionadas ao trabalho realizado tanto pela Universidade como pela FUNIBER. “Nossa sede no Brasil -disse o Secretário Geral- está localizada em Florianópolis e temos 6.900 estudantes daquele país matriculados nos diferentes programas on-line oferecidos pela FUNIBER. Além disso, as iniciativas que promovemos na Angola, em Moçambique e em Cabo Verde são coordenadas a partir do Brasil, e também temos muitos professores brasileiros que projetam não apenas os valores, mas também a consistência acadêmica nos países de língua portuguesa.

Após explicar esta relação, assim como a importante presença da organização na Angola e as numerosas bolsas de estudo concedidas aos estudantes brasileiros, Leite Ribeiro confirmou que “o Brasil também tem importantes acordos com a Angola, por isso poderia ser muito interessante aprofundar esta relação por meio de um tratado trilateral que inclua aspectos como pesquisa, treinamento, mobilidade de professores, etc.”

Após esta primeira reunião, a delegação brasileira percorreu o campus, prestando especial atenção aos laboratórios de bromatologia, ao aparelho de televisão e ao salão de reunião. Neste momento, o grupo também foi acompanhado por três estudantes brasileiros que estão estudando na UNEATLANTICO para sua graduação em Engenharia InformáticaNutrição Humana e Dietética y Publicidade e Relações Públicas respectivamente, que puderam passar alguns minutos com as autoridades de seu país.estd

Posteriormente, uma reunião telemática com o presidente da FUNIBER, Santos Gracia; o diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, Álvaro Durántez e o reitor da Universidade Internacional do Cuanza, João Manuel da Costa Canoquena. Da cidade de Cuito, Santos Gracia descreveu o projeto de integração que a FUNIBER está realizando na Angola e destacou a “possibilidade de aprender tanto em espanhol como em português, já que todos os nossos programas estão disponíveis em ambos os idiomas”. Por sua vez, Álvaro Durántez destacou o “exercício na Iberofonia que estamos desenvolvendo atualmente e que é uma marca registrada da FUNIBER. Além disso, hoje estamos rompendo os limites geográficos da América Latina e também estamos nos projetando na África.

A visita da delegação brasileira terminou com uma troca de presentes que consiste em um modelo do Palácio de La Magdalena para os visitantes e um livro sobre o Brasil e a Espanha para os anfitriões.