A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) organizará nos dias 12 e 13 de maio o seminário online, em espanhol, “Dos desafios da Política de Telecomunicações da União Europeia aos do ecossistema digital europeu”, como parte do encerramento do terceiro curso da Cátedra Jean Monnet “Política de Telecomunicações na UE e na Sociedade da Informação“, da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO).
Este seminário propõe-se apresentar a situação e as tendências da Política de Telecomunicações da União Europeia e do ecossistema digital europeu no contexto da evolução do ecossistema digital global, com ênfase na apresentação de uma visão crítica sobre as políticas públicas e a regulamentação desenvolvidas pela União Europeia.
Os diferentes oradores do seminário abordarão a evolução das telecomunicações, o ecossistema digital e a questão mundial dos chips (que está a conduzir a uma guerra comercial). A situação das telecomunicações na Cantábria, a segurança das redes e um estudo sobre o impacto da Inteligência Artificial nos direitos dos cidadãos também serão abordados.
O seminário acontecerá no auditório da UNEATLANTICO, e será transmitido ao vivo pelo canal da universidade no YouTube, com a participação de importantes palestrantes, tanto presencialmente quanto online.
Ligação para o primeiro dia de conferências
Ligação para o segundo dia de conferências
Algumas das instituições mais importantes do país no domínio das telecomunicações participarão no evento de dois dias. A sessão será também uma oportunidade para fazer um balanço do terceiro ano académico da Cátedra Jean Monnet. A Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, concedeu esta cátedra universitária à UNEATLANTICO em 2022 com o objetivo de reforçar o ensino e a investigação sobre a integração dos Estados membros.
O evento conta ainda com a colaboração da Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (Universidade Internacional Iberoamericana de Porto Rico, UNIB), a Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Iberoamericana do México, UNINI México), a Fundación Universitaria Internacional de Colombia (Fundação Universitária Internacional da Colômbia, UNINCOL), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA).
Ver a agenda completa aqui:


“Financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a entidade que concedeu o financiamento podem ser responsabilizadas pelas mesmas”.