Esta segunda-feira aconteceu a décima quarta edição da Tribuna del Hispanismo, desta vez dedicada ao hispanismo canadiano. Neste contexto, Alfredo Martínez Serrano, embaixador espanhol no referido país, elogiou as diferentes linhas de colaboração com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
O auditório do Instituto Cervantes em Madrid acolheu esta segunda-feira uma nova edição da Tribuna del Hispanismo, um fórum que acolhe hispanistas internacionais de renome para divulgar a história, trajetória e especificidades dos estudos hispânicos em diferentes países ou áreas geográficas, analisar alguns aspectos do hispanismo e prestar homenagem aos estudiosos das culturas hispânicas.
Nesta edição, a Tribuna foi focada no Canadá. O evento, apresentado pelo embaixador espanhol no Canadá, Alfredo Martínez, contou com uma mesa redonda moderada por Antonio Cazorla com a participação dos historiadores Adrian Shubert, Yolanda Iglesias e Lauren Beck. Para encerrar, a embaixadora canadense na Espanha, Wendy Drukier, interveio.
No início da Tribuna, o Embaixador Martínez destacou as diferentes formas de colaboração e trabalho abertas após a visita ao Canadá realizada em maio passado por uma delegação da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), presidida por seu presidente, Dr. Santos Gracia Villar, para fortalecer os laços acadêmicos e culturais entre aquele país e a Comunidade Ibero-Americana de Nações. Esta iniciativa no país americano foi promovida pelo Embaixador Martínez Serrano e contou com diversas intervenções do Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, também presente no evento do Instituto Cervantes, diretor de Relações Institucionais da fundação e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, e professor da Universidad Europea del Atlántico.
Nesse contexto, o Embaixador Martínez destacou a conferência oferecida em maio por Durántez Prados na Embaixada do México no Canada, sob o patrocínio da República Dominicana, como Secretaria Pro Tempore da Conferência Ibero-Americana, e do Panamá como Presidência Pro Tempore. Sistema de Integração Centro-Americana. «O Dr. Durántez abordou brilhantemente o enorme poder do espanhol e da iberofonia. Foi um grande exercício de colaboração ibero-americana que nos eleva e nos dá coesão como comunidade de língua espanhola em todo o mundo”, disse o embaixador.
Além disso, o diplomata elogiou o trabalho do Dr. Durántez “na curadoria da magnífica exposição cartográfica sobre o Canadá nas coleções de mapas espanhóis que estão expostas na Sala Bodega e Quadra da Embaixada da Espanha em Ottawa e sua apresentação sobre o assunto”, afirmou.
Finalmente, Martínez Serrano destacou as formas de colaboração que a fundação iniciou com as universidades canadenses: «A FUNIBER está trabalhando com as universidades de Ottawa e Carleton para concluir acordos que incentivem o intercâmbio. Isso me leva a destacar a importância decisiva de criar pontes entre as universidades espanholas e canadenses com as quais o hispanismo no Canadá pode contribuir com seus enormes méritos e crescer acompanhado de parceiros sólidos que compartilham as mesmas preocupações. »
No diálogo subsequente, destacou-se a escassez de historiadores canadenses especializados na Espanha ou no mundo hispânico. Nesse contexto, o Dr. Durántez destacou que essa falta de historiografia específica afeta especialmente os estudos sobre “a jurisdição, soberania, exploração ou presença da Espanha durante séculos nos territórios do futuro Canadá”. Segundo Durántez, esses temas oferecem possibilidades importantes para hispanistas e historiadores que os exploram. Além disso, o acadêmico de Madri destacou o trabalho cultural e de promoção dos estudos hispânicos realizados pela Embaixada da Espanha no Canadá e pelo diplomata Alfredo Martínez, bem como reiterou a determinação e o compromisso da FUNIBER de continuar colaborando neles.