O auditório da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) tornou-se o cenário para um encontro europeu sobre a transição do ensino, realizado no marco do projeto Erasmus+DigitalTA liderado pela instituição acadêmica e no qual colaboram diferentes universidades e centros educacionais europeus.
O evento contou com a presença de representantes da FUNIBER e UNEATLANTICO, juntamente com outras instituições colaboradoras; Univerzita Palackého v Olomouci em Olomouc (República Tcheca), Universidade de Limerick (Irlanda), AP Hogeschool Antwerpen (Bélgica), Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach (Polônia), Centro de Formación del Profesorado de Segovia (Espanha), o Świętokrzyskie Centrum Doskonalenia Nauczycieli w Kielcach (Polônia) e a Associação de Professores Europeus (ATTEE).
Esta atividade contou com a presença de alunos de diferentes cursos de ensino superior em Educação Primária da UNEATLANTICO, que puderam conhecer melhor a transição do ensino noutros países europeus e tirar dúvidas com os parceiros. A reunião que foi transmitida ao vivo nos canais do YouTube da UNEATLANTICO e FUNIBER.
Neste sentido, os representantes das instituições colaboradoras realizaram diferentes reuniões, atividades e oficinas no Campus Universitário na semana passada, conhecendo em primeira mão como funciona a Universidade e as instalações que ela tem disponíveis para a formação dos estudantes. Durante sua estada em Santander, também puderam fazer visitas culturais à cidade de Santander.
Erasmus+DigitalTA (2022-2025)
O projeto DigitalTA (2022-2025), selecionado pela Agência Executiva Europeia para Educação e Cultura (Bruxelas) entre os onze melhores projetos dos mais de 50 da chamada de 2021, tem grande relevância no campo educacional cantábrico, nacional e europeu.
Esta iniciativa propõe a concepção e implementação de um recurso digital aberto a todos os agentes educacionais para melhorar a transição dos estudos e práticas dos estudantes professores e novos professores, graças à criação de uma comunidade de aprendizagem onde eles possam encontrar soluções e respostas para suas experiências diárias de ensino.
Este é o único projeto deste tipo liderado por uma universidade espanhola, que procura responder à preocupação europeia de melhorar a qualidade de professores e professores em toda a comunidade por meio de iniciativas como este projeto, que permitem a colaboração e o relacionamento entre diferentes instituições e países, fornecendo feedback para criar um ambiente digital no qual futuros professores, professores novos e professores experientes que os orientam, melhorarão suas habilidades por meio de experiências compartilhadas.