Casa África e FUNIBER vão colaborar para estreitar laços entre África e todo o espaço ibero-americano

Casa África e FUNIBER vão colaborar para estreitar laços entre África e todo o espaço ibero-americano

O diretor de Relações Internacionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, e José Segura Clavell, diretor geral da Casa África, assinaram no dia 28 de outubro, na sede da instituição de diplomacia pública, em Palmas de Gran Canaria, um protocolo geral de ação conjunta. O objetivo principal do protocolo é compartilhar atividades e estratégias para aumentar as relações entre a Espanha, o continente africano e todo o espaço iberofônico, ou seja, todo o espaço compartilhado em que se fala espanhol ou português, que inclui um número significativo de países africanos.

 A FUNIBER é uma instituição dedicada para a cooperação educacional, cultural e técnica, essencialmente no domínio do ensino superior, que desenvolve a sua missão por meio de diversos acordos e projetos, participando tanto em atividades acadêmicas, científicas e de pesquisa, como de cooperação, desenvolvimento e crescimento econômico. Fundação, que este ano celebrou o seu 25º aniversário, tem como principal objetivo o fomento e promoção de atividades ligadas à aprendizagem ao longo da vida, extensão tecnológica e valorização das potencialidades das universidades dos países ibero-falantes, de outras nações e das diferentes e setores sociais.

O texto assinado especifica que a Casa África e a FUNIBER compartilham o interesse em fortalecer as relações entre África e Espanha por meio de ferramentas como a geração de conhecimento sobre diferentes realidades do continente africano e sua divulgação, a promoção de redes de contato entre setores de diferentes domínios, organização e promoção de atividades e projetos no âmbito cultural e académico e apoio à formação de qualidade. Por isso, colaborarão na organização de atividades no âmbito académico e cultural, neste último caso, por meio de concertos, exposições ou conferências de música, que mostrem, preferencialmente em países africanos de interesse de ambas as partes, o trabalho de artistas e Especialistas espanhóis ou criações de fusão entre artistas africanos e espanhóis.

A FUNIBER gera novas oportunidades para muitos estudantes no continente africano, onde tem nove filiais e trabalha diretamente com a Universidade Internacional do Cuanza, disponibilizando bolsas e abrindo novas portas acadêmicas e profissionais. Da mesma forma, promove a organização e celebração de eventos culturais e acadêmicos por meio de sua Obra Cultural.