FUNIBER participa do Colóquio Internacional “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”

FUNIBER participa do Colóquio Internacional “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”
FUNIBER participa do Colóquio Internacional “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”

No passado dia 3 de novembro realizou-se na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) um Colóquio Internacional com o título “Portugal e Brasil: história, presente e futuro”. Este evento foi organizado no âmbito das Cátedras de Estudos Ibero-Americanos OEI/UAL e de História e Cultura Luso-Brasileira da UAL, e contou com o Apoio da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER).

Este colóquio está situado no quadro das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, e teve por objetivo promover um debate orientado por referências geográficas e cronológicas mais amplas na medida em que procurou abranger as relações históricas entre os países ibero-americanos no contexto das independências até a atualidade.

O evento foi estruturado por duas conferencias magistrais e três painéis compostos por especialistas que apresentaram as suas comunicações, seguidos de debate aberto à assistência.

A conferência inaugural foi proferida pelo Professor José Manuel Santos Pérez, director do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, cuja participação no Colóquio contou com o apoio da FUNIBER.

Entre os oradores do primeiro painel com o título “As independências do Brasil e dos territórios hispano-americanos em perspectiva comparada” participou também o Professor Frigdiano Álvaro Durántez Prados, director de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia. No segundo painel com o título “As relações internacionais no contexto das independências ibero-americanas” foi a vez da Professora Nancy Elena Ferreira Gomes, directora da Delegação da FUNIBER em Portugal, apresentar uma comunicação intitulada “A Política da Grande Colômbia e a Desintegração da América Latina”.

O evento reuniu especialistas de universidades nacionais, como a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e a UAL; e internacionais, como a Universidade Europeia do Atlântico, a Universidade de Salamanca, a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília. Na sessão de abertura, para além dos directores dos Departamento de Relações Internacionais e de História, Artes e Humanidades da UAL, os Professores Luis Tomé e Frédéric Vidal, interveio o Ministro-Conselheiro João Paulo Ortega Terra, em Representação da Embaixada do Brasil. Na sessão de encerramento intervieram para além do Reitor da UAL, o Professor José Amado da Silva, a Directora da Delegação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) em Portugal, a Professora Ana Paula Laborinho, e o actual coordenador do programa de acções de Portugal no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Embaixador Francisco Ribeiro Telles.

O evento contou com uma grande audiência composta principalmente por estudantes das Relações Internacionais e de História, e representantes de várias instituições, ONGs, Fundações, e Câmaras de Comércio.

Este slideshow necessita de JavaScript.