Presidente da República de Angola destaca a importância do projecto UNIC, ao jornal espanhol ABC

Presidente da República de Angola destaca a importância do projecto UNIC, ao jornal espanhol ABC

Durante a recente visita dos Reis da Espanha em Angola, o Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, em entrevista ao prestigioso diário de notícias espanhol ABC, destacou a importância que para Angola tem o projecto da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).

Na sequência da entrevista, o Estadista angolano foi questionado como pode o seu governo apoiar o grande projecto criado com o impulso da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Universidad Europea del Atlántico de Santander -Espanha- (UNEATLANTICO). Em resposta, João Lourenço declarou que o projecto tem sido apoiado pelo seu Governo desde o início, isto é, em termos de localização do espaço onde está instalado o campus universitário.

“Nós temos vindo já a apoiar e, aliás, só assim este projecto acabou por ser implantado no coração de Angola, em tempo recorde. Foi construído em tempo recorde. Demos todo o apoio em termos de localização do terreno para mostrar a importância que Angola dá a este investimento privado feito no Cuito, Bié” salientou o Presidente da República. Além disso, o Estadista angolano, sublinhou o facto de o projecto ser implementado no coração de Angola.

Por outro lado, o Chefe de Estado destacou que a Universidade Internacional do Cuanza solicitou ao Ministério do Ensino Superior a autorização para alargar o número de cursos para atender às necessidades formativas em Angola, e no Bié em particular. Segundo o Presidente, o seu pelouro está aberto para atender ao pedido da Universidade. 

Ainda nessa senda, no concernente ao aumento de cursos na UNIC, João Lourenço garantiu que a solicitação será atendida.

Com vista a fazer face à importância que Angola dá ao projecto UNIC, o Presidente, no seu discurso, aquando da recepção dos Reis de Espanha no Palácio da cidade Alta descreveu: permitam-me destacar o investimento que tornou possível a construção, na província do Bié, da Universidade Internacional do Cuanza, uma instituição do saber de valor inegável para a capacitação de jovens angolanos com a qualidade necessária para contribuírem no esforço de desenvolvimento económico e social de Angola.

A UNIC mereceu destaque do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, durante a entrevista ao diário ABC, quando fazia referência ao investimento espanhol a nível do ensino superior, afirmando: “no sector do ensino superior, temos o projecto da Universidade Internacional do Cuanza na cidade de Cuito, na província do Bié”.

As declarações do presidente Gonçalves Lourenço com motivo da visita de Estado dos Reis de Espanha, se unem à presença do próprio presidente angolano na inauguração da UNIC, celebrada no dia 5 de outubro de 2021. Naquela ocasião, o dirigente já havia ressaltado a importância da nova universidade para o ensino e o fomento da pesquisa científica na província de Bié, assim como para o desenvolvimento socioeconômico de Angola.