Rei e Rainha da Espanha conhecem a UNIC, promovida pela FUNIBER e UNEATLANTICO, durante a sua visita a Angola

Rei e Rainha da Espanha conhecem a UNIC, promovida pela FUNIBER e UNEATLANTICO, durante a sua visita a Angola

As entidades educacionais da Espanha acompanham Felipe VI e Dona Letizia durante a sua estadia na Angola e dão-lhes a conhecer a Universidade Internacional do Cuanza, promovida no país africano pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico.

Uma grande representação da Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), presidida pelo Presidente Santos Gracia, ofereceu diversas atividades, inseridas na agenda oficial, em que os monarcas conheceram em primeira mão o extenso trabalho universitário, social, cultural e de saúde que a instituição espanhola desenvolve no país africano.

Desta forma, na última terça-feira, a FUNIBER recebeu Felipe VI e Dona Letizia no Banco Econômico de Luanda, capital da Angola, em que se realizou uma apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), entidade angolena promovida pela FUNIBER, junto à Universidad Europea del Atlántico de Santander (UNEATLANTICO). Por meio da emissão, o Rei e a Rainha de Espanha foram informados sobre o centro universitário inaugurado por impulso espanhol em 2021 na cidade do Cuito, sede da província do Bié, no centro do país, e erguido num antigo campo minado da guerra civil angolana. O evento foi conduzido por F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e ex-assessor da Casa do Rei da Espanha.

 

 

Entre outras questões, os monarcas souberam que cerca de 2.500 alunos de todas as províncias da Angola já usufruem de um ensino universitário com os mesmos padrões de qualidade do espanhol, ministrado por professores angolanos e latino-americanos. Assim, a UNIC oferece atualmente dez graduações em diversas Engenharias, Enfermagem, Direito, Administração e Gestão, Jornalismo e Psicologia. Com dois anos de existência, a Universidade Hispano-angolana está projetada para receber mais de 8.000 alunos e implementar progressivamente cerca de vinte titulações. Além disso, todos os alunos estudam em português, espanhol e inglês e aqueles que concluírem seus estudos em Santander poderão obter uma dupla titulação oficial de espanhol e angolano. Além disso, a FUNIBER, a UNEATLANTICO e a UNIC estabeleceram uma ponte acadêmica de excelência acadêmica entre África, Europa e América Latina.

 

 

Esta destacada atuação na Angola representa também a joia da coroa de uma ampla ação conjunta educacional, social e cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO na África, que se estende, em diferentes graus, a outros países do sul do continente, como Marrocos, Moçambique, Equatorial Guiné, Senegal, Mali, Cabo Verde, Gabão e Camarões. Nessa tarefa, destacam-se as bolsas de formação da FUNIBER, que a cada ano facilitam o acesso ao ensino superior para dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo, muitas delas africanas, em um formidável esforço global voltado para a democratização do ensino universitário.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotografias cedidas pela Casa de Sua Majestade o Rei da Espanha.