O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha elogia a qualidade e a excelência educativa da FUNIBER em Angola

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha elogia a qualidade e a excelência educativa da FUNIBER em Angola

José Manuel Albares, na presença dos Reis de Espanha, fala em Luanda durante a apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a inauguração de uma exposição de Joan Miró pertencente à Obra Cultural da FUNIBER.

No âmbito da recente visita de Suas Majestades o Rei e Rainha de Espanha a Angola, o Ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, elogiou perante os monarcas o trabalho da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada na cidade do Cuito, província do Bié – centro de Angola, e promovida pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) de Santander (Espanha). O ministro apresentou os sucessos da UNIC e das entidades espanholas acima mencionadas em Angola como dois exemplos relevantes da projecção externa do país ibérico em África.

Desta forma, na sede do Banco Económico, Albares elogiou a apresentação da UNIC ao Rei e Rainha de Espanha e a posterior inauguração pelos monarcas de uma exposição das colecções de Joan Miró “El cántico del sol” e “Las maravillas acrósticas”, pertencentes à Obra Cultural da FUNIBER. Nas palavras do ministro, “estes são dois exemplos em diferentes áreas da projecção cultural, educativa e científica de Espanha no estrangeiro, e no coração desta vibrante capital africana, Luanda, com a presença de Suas Majestades o Rei e a Rainha e no contexto desta visita de estado”.

Albares salientou também a qualidade académica da UNIC como prova da projecção externa do sistema educativo espanhol: “A Universidade Internacional de Cuanza, inaugurada em 2021 pela Fundação Universitária Ibero-Americana, já se encontra entre as dez melhores universidades de Angola. Isto mostra a excelência do nosso ensino superior e também a extraordinária força da sua projecção internacional”.

Da mesma forma, o Ministro dos Negócios Estrangeiros disse que a UNIC “é um excelente exemplo de colaboração público-privada, tão necessária nestes tempos” e salientou a sua contribuição para a mobilidade e cooperação educacional, bem como para a divulgação da língua espanhola “num continente que a ama tanto”.

Ao encerrar o seu discurso, Albares observou que “a arte é uma língua universal que todos podemos falar e a educação é claramente um instrumento para o futuro”. Hoje aqui veremos também um bom exemplo de tudo isto, com a Universidade e com a exposição Joan Miró também facilitada pela FUNIBER“. Por todas estas razões, o dignitário espanhol desejou “o maior sucesso a este projecto universitário que é, a partir de agora, uma nova ponte entre Espanha e Angola, entre Espanha e África”, concluiu.

Fotografias fornecidas pela Casa de Sua Majestade o Rei de Espanha.