O coordenador do projeto DigitalTA participa de um programa da rádio Euroconexión

O coordenador do projeto DigitalTA participa de um programa da rádio Euroconexión

Josep Alemany, coordenador do projeto Erasmus Plus DigitalTA (2022-2025) e professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participou recentemente de um programa de rádio espanhol Euroconexão, seguindo o acordo existente entre a Associação de Rádios Universitárias Espanholas e o Parlamento Europeu, para falar sobre o andamento do projeto.

Selecionado pela Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura entre os onze melhores projetos da chamada de 2021, Erasmus+ DigitalTA (2022-25) apresenta grande relevância no campo educacional cantábrico, nacional e europeu. Essa é uma iniciativa, cofinanciada pela União Europeia, que tem como objetivo projetar e implementar um recurso digital aberto para aprimorar a transição de estudos e práticas de professores estudantes e novos professores. Para isso, será criada uma comunidade de aprendizagem na qual eles poderão encontrar soluções e respostas para suas experiências cotidianas como professores.

Durante toda a transmissão, Alemany enfatiza que o principal objetivo do projeto é melhorar a formação prática dos professores nos países da UE, tanto antes quanto durante o exercício de sua profissão. A iniciativa tem como objetivo reduzir a taxa de abandono da profissão de professor, um dos muitos desafios enfrentados pela educação na Europa.

O professor enfatiza a falta de experiência dos alunos no final do processo acadêmico e transmite uma mensagem de esperança: “Se você teve a sorte de desenvolver suas competências adequadamente durante todo o curso universitário e complementou isso com experiência, e se também estiver interessado e ouvir as pessoas que querem apoiá-lo e ajudá-lo enquanto você está desenvolvendo a profissão em seus primeiros dias, você acabará sendo um bom professor”.

Vale a pena mencionar que o DigitalTA é o único projeto desse tipo liderado por uma universidade espanhola. Essa iniciativa, que permite a colaboração e a formação de redes entre diferentes instituições e países, responde à preocupação europeia de melhorar a qualidade dos professores.

Se você tem interesse no campo da educação, convidamos você a assistir ao episódio da Euroconexión, que pode ser ouvido no player abaixo.

Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem responsáveis das mesmas.