Triangulação da FUNIBER entre África, América e Europa centra um encontro ibero-americano

Triangulação da FUNIBER entre África, América e Europa centra um encontro ibero-americano

Durántez Prados, diretor da Cátedra FUNIBER, e o diplomata espanhol Hernández Ruigómez participam de conferências na República Dominicana perante autoridades acadêmicas e políticas da Comunidade Ibero-Americana.

A Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) desempenhou um papel de destaque no encontro «A Comunidad Iberoamericana frente aos desafios da globalização», organizado no âmbito da XXVIII Cumbre Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo que atualmente sendo hospedado pela República Dominicana.

Assim, em primeiro lugar, proferiu uma conferência o embaixador espanhol Manuel Hernández Ruigómez, atual cônsul geral da Espanha no México, que destacou a contribuição da FUNIBER e sua rede de universidades colaboradoras no sentido de promover “a Iberofonia para caminhar juntos para frente. Nossos povos, nossas instituições de todo tipo -entre outras a FUNIBER, que trabalha para a conjunção de todos os povos de língua espanhola e portuguesa-, nossos empresários, nossos filhos exigem de nós e nos agradecerão”, enfatizou o diplomata.

Em seguida, teve a palavra F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e de Iberofonia. Em sua fala, o acadêmico espanhol elogiou as possibilidades oferecidas pela rede colaborativa FUNIBER: «Aqui vê-se a triangulação das três universidades pan-ibéricas com espírito presencial: Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), no centro de Angola; a Universidad Europea del Atlántico em Santander, Espanha (UNEATLANTICO); e, em breve, a Universidade de La Romana na República Dominicana (UNIROMANA). A triangulação pan-ibérica a nível universitário será realizada entre os nossos três países: Espanha, República Dominicana e Angola», afirmou.

 

[youtube: https://youtu.be/-NIhx9VjbxU]

 

O evento, realizado no auditório da Universidade Católica de Santo Domingo (UCSD), foi conduzido por Rafael Menoscal Reynoso, diretor geral da Radio Televisión Educativa Dominicana, e reuniu inúmeras personalidades ibero-americanas. Assim, o evento reuniu, entre outros, José Ramón Holguín, vice-ministro da presidência dominicana; Carmen Evarista Matías Pérez e José Cancel, respectivos vice-ministra e vice-ministro administrativo e financeiro do Ministério da Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT); Santos Gracia Villar e Massiel Castro, presidente da FUNIBER e diretora de sua sede dominicana; Sandra Cabrera, representante do IDIC; Juan Carlos Gutiérrez, diretor de projetos de UNIROMANA; e Fernando Fernández, juiz do Tribunal Superior Eletoral.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.