Projeto FINANCEn_LAB, liderado pela FUNIBER, mostra seu simulador financeiro em evento na Polônia

Projeto FINANCEn_LAB, liderado pela FUNIBER, mostra seu simulador financeiro em evento na Polônia

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), juntamente com o restante dos parceiros do projeto Erasmus Plus FINANCEn_LAB, reuniram-se no dia 10 de março no evento multiplicador “Entrepreneurial finance education and ICT-based Tools” organizado pela Jan Kochanowski University (UJK) de Kielce, na Polônia, para provar o simulador financeiro desenvolvimento no percurso do projeto.  

O evento multiplicador apresentou a ferramenta às partes interessadas, como empresários, formadores empresariais, mentores, bancários, investidores informais, investidores privados, agentes financiadores, professores do ensino superior, decisores políticos empresariais, autoridades públicas, autoridades de pesquisa superior, pesquisadores e estudantes como potenciais empreendedores.

O principal objetivo do evento foi apresentar uma visão geral do projeto FINANCEn_LAB e suas realizações, para que os participantes pudessem melhorar sua compreensão do setor comercial e financeiro em geral. 

Após o evento, foi solicitado aos participantes que dessem seu feedback e preenchessem um questionário de avaliação para obter comentários sobre os resultados, a fim de aprimorá-los para o trabalho futuro do projeto FINANCEn_LAB.

Os representantes dos profissionais expressaram sua disposição de usar esse tipo de ferramenta para autoaprendizagem, enfatizaram que o desenvolvimento progressivo da tecnologia e dos novos métodos de financiamento torna necessária essa atualização do conhecimento e, portanto, expressaram sua disposição de usar o simulador no futuro para sua própria autoaprendizagem.

Os professores das instituições, instrutores e mentores expressaram seu interesse no simulador como uma ferramenta para apoiar seu trabalho com jovens como futuros empreendedores em potencial.

Os alunos expressaram grande interesse na disponibilidade da ferramenta e apreciaram sua dimensão prática. Enfatizaram que a aventura de planejar seu próprio projeto com base na ferramenta de simulação financeira era incomum e muito útil para o desenvolvimento de suas habilidades empresariais.

Muito animador para a equipe do FINANCEn_LAB foi o interesse do grupo de trabalho do Ministério da Ciência e Educação, representado pelo Dr. Krzysztof Ostafinski, em incluir o simulador como uma das ferramentas oficiais do programa educacional do Ministério.

Além de mostrar o simulador ao público, foi realizada um concurso por equipes com os alunos da universidade durante o evento. Os alunos que participaram da competição desenvolveram suas próprias propostas de projeto usando o método Lean Start-up Business Canvas e a plataforma de e-learning FINANCEN_LAB Digital Simulator for Entrepreneurial Finance. O júri do concurso foi composto por empresários que avaliaram o conteúdo dos trabalhos complexos.

Graças à competição, os alunos puderam se sentir como verdadeiros empreendedores, projetar suas próprias iniciativas de negócios e preparar a parte financeira de seus projetos com o uso do simulador de projetos. 

O evento teve um grande impacto sobre os participantes, tanto por meio dos discursos dos palestrantes principais e do debate, quanto pelos projetos práticos dos alunos. 

O projeto, liderado pela FUNIBER, envolve a participação da Alexandru Ioan Cuza” University of Iași (UAIC) da Romênia, a Jan Kochanowski University (Universidade Jan Kochanowski, UJK) da Polônia, a empresa TVW GmbH da Alemanha, assim como a Universidad de Valladolid (Universidade do Valladolid, UVa) e o Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial da Cantábria (Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria, CITICAN) da Espanha. 

O próximo evento multiplicador será realizado em Santander, em 27 de abril, organizado pela CITICAN

Os interessados em testar sua alfabetização financeira e saber mais sobre os simuladores digitais que estão sendo implementados podem obter mais informações na página web do projeto.  O simulador está disponível no link a seguir.

Esse projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.