FUNIBER e UNIC fomentam a cultura da paz em Angola

FUNIBER e UNIC fomentam a cultura da paz em Angola

As universidades, como espaços de construção do conhecimento, da formação de futuros profissionais e impulsores da inovação cientifica, devem ter um compromisso profundo com o desenvolvimento comunitário e com a cultura de paz.

Conforme a Organização das Nações Unidas de 1999, a cultura de paz é um modo de agir e de se posicionar baseado na prática de não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

Desde a Angola, um país que em abril celebra 21 anos dos acordos de paz no contexto nacional que puseram fim aos conflitos armados, busca-se promover a cultura de paz. O reitor da Universidade Internacional do Cuanza, doutor João Manuel Canoquena, faz uma análise sobre a contribuição da universidade, especialmente da Universidade Internacional do Cuanza, para a promoção da paz. A UNIC está impulsada pela FUNIBER e pela Universidade Europea del Atlántico.

“Nós, da Universidade Internacional do Cuanza, temos como parte dos nossos valores, a solidariedade. Queremos incutir nos nossos discentes a prática da solidariedade. Queremos incutir neles esse conceito para que ao serem solidários com o próximo saibam que estarão a promover a concórdia, a harmonia e, assim estarão a criar ambientes propícios para que as pessoas desfrutem da liberdade e da paz que têm”. 

A cultura de paz necessita de uma resolução não violenta dos conflitos, a partir de práticas e atitudes que buscam a preservação da vida e a promoção da qualidade nas relações interpessoais.  Neste sentido, o reitor destaca a importância da resolução de conflitos como habilidade necessária no ambiente e na formação universitária: “Nós temos estado a criar mecanismos de resolução de problemas. Temos o nosso regulamento académico geral que faz previsões à volta da resolução de conflitos. Brevemente teremos a nossa associação de estudantes criada que também será um fórum de resolução de problemas. Queremos que os nossos estudantes ao terminarem os seus ciclos formativos, tenham a consciência de que não é um bicho de sete cabeças ter problemas, mas o que é importante mesmo é a maneira como nós os resolvemos”.

Como parte da formação humanista, os ensinos universitários promovem uma formação com objetivo para a constituição de uma integridade intelectual baseada em valores, em equilíbrios que podem contribuir para o desenvolvimento social. Na UNIC, busca-se especialmente este enfoque de um conhecimento integral capaz de oferecer alternativas de desenvolvimento que sejam benéficas a todos.

“Sejamos o mais inclusivo possível, baseando as nossas decisões no mérito e na contribuição que cada um pode dar para o engrandecimento deste país e o fortalecimento da paz”, afirmou o reitor.