A FUNIBER participa da recepção do Rei da Espanha a Lula da Silva, presidente do Brasil

A FUNIBER participa da recepção do Rei da Espanha a Lula da Silva, presidente do Brasil

O engenheiro doutor Santos Gracia, presidente da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), participa do almoço em homenagem ao presidente brasileiro oferecido pelos monarcas espanhóis no Palácio Real.

A recente visita oficial à Espanha do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Primeira Dama, Rosângela Lula da Silva, teve como ato central um almoço organizado em sua homenagem no Palácio Real de Madri pelo Rei e a Rainha da Espanha, Felipe VI e Dona Letizia.

Santos Gracia Villar foi convidado para o evento como presidente da FUNIBER, entidade de ensino superior de origem espanhola com presença significativa no Brasil e em mais de trinta países, principalmente nos de língua portuguesa e espanhola.

Durante o evento, o Dr. Gracia conversou com o Presidente Lula e seu Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Assim, os participantes concordaram com a necessidade de aprofundar “os fortes laços humanos” gerados pela “nossa herança ibérica comum”, nas palavras de Lula da Silva; bem como a importância de promover iniciativas de cooperação conjunta no continente africano.

Nesse sentido, o presidente da FUNIBER expôs a relevância da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida pela FUNIBER e pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) no Cuito, centro de Angola, país que mantém importantes laços culturais com o Brasil.

Novo reconhecimento do Rei da Espanha ao trabalho global da FUNIBER

Com o convite para participar da recepção de Lula da Silva, a Casa Real da Espanha voltou a reconhecer o trabalho da Fundação em todo o mundo. Igualmente, em fevereiro passado os monarcas espanhóis, em visita de Estado a Angola, assistiram a uma apresentação da UNIC no Banco Econômico de Luanda e inauguraram uma exposição de duas colecções de Joan Miró pertencentes à Obra Cultural da FUNIBER e UNEATLANTICO. Por outro lado, o próprio Santos Gracia recebeu em julho passado a prestigiosa Cruz Oficial da Ordem de Isabel a Católica, instituída pela Coroa espanhola em 1815.

Com estas distinções, o Reino de Espanha reconhece o trabalho da FUNIBER, especialmente na divulgação e conhecimento da língua espanhola, bem como o seu trabalho para a compreensão mútua dos 900 milhões de falantes de espanhol e português. Da mesma forma, destaca-se sua Obra Cultural, que divulga desinteressadamente as manifestações artísticas espanholas em numerosos países; bem como o compromisso social da Fundação e seu esforço para promover o acesso à graduação e pós-graduação para os setores mais desfavorecidos, por meio de um amplo programa de bolsas de formação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.