Projeto FINANCEn_LAB liderado pela FUNIBER se reúne em Santander e aperfeiçoa seu simulador financeiro

Projeto FINANCEn_LAB liderado pela FUNIBER se reúne em Santander e aperfeiçoa seu simulador financeiro

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participou, nos dias 25 e 26 de abril, em Santander (Espanha), da reunión transnacional do projeto Erasmus Plus FINANCEn_LAB, em que são mostrados os avanços do simulador virtual.

“O simulador oferecerá aos estudantes de qualquer carreira a possibilidade de compreender como funcionam hoje as fontes não tradicionais de financiamento e como podem ajudar, principalmente os empreendedores”, comentou Inna Alexeeva, Gerente de Projetos da FUNIBER.

Além disso, os parceiros discutiram a realização do quarto produto intelectual, um relatório com recomendações sobre financiamento de negócios, que deverá ser desenvolvido nos próximos meses.

O principal objetivo deste relatório é que os instrutores adaptem seus programas de educação empresarial com base nos resultados e no conhecimento gerado no desenvolvimento do simulador virtual. Isto contribuirá para as políticas empresariais relacionadas com a educação e, mais especificamente, com a educação financeira. Assim, os agentes financeiros poderão repensar a sua abordagem e desenhar uma oferta adaptada aos empreendedores, de forma a conseguirem um melhor entendimento mútuo e até mesmo a fornecer-lhes novos serviços financeiros. Isso também ajudará a aproximar os setores financeiro e educacional.

As sessões contaram com a participação de: Inna Alexeeva e Thomas Prola (FUNIBER); Maydelis Trujillo (UVa); José Manuel Breñosa (CITICAN); Sorin Gabriel Anton (UAIC); Anna Kaminska e Beata Banach (UJK); além de Erika Nepp e Julia Grey (TVW).

Na quinta-feira, 27 de abril, como ponto culminante da reunião, vários dos parceiros do projeto participaram de um evento multiplicador para apresentar a ferramenta a estudantes e empresários. A sessão contou com a presença de vários profissionais da região e foi notável pela alta participação dos participantes.

Os parceiros do FINANCEn_LAB participarão de uma reunião final programada para meados de julho em Halle (Alemanha).

O projeto, liderado pela FUNIBER, envolve a participação da Alexandru Ioan Cuza” University of Iași (UAIC) da Romênia, a Jan Kochanowski University (Universidade Jan Kochanowski, UJK) da Polônia, a empresa TVW GmbH de Alemania, assim como a Universidad de Valladolid (Universidade do Valladolid, UVa) e o Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial da Cantábria (Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria, CITICAN) da Espanha.

Os interessados em testar sua alfabetização financeira e aprender mais sobre as plataformas digitais que estão sendo implementadas podem obter mais informações sobre o projeto site do projeto.  O simulador está disponível no link a seguir.

Esse projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.