Thomas Prola, Project Manager da FUNIBER, falou no dia 9 de maio na Conferência Docente “A colaboração docente nos processos de inovação e melhoria da docência universitária”, organizada pelo Departamento de Didática e Organização Educativa (DOE) da Universidad de Barcelona (UB) para dar a conhecer o projeto Erasmus Plus DigitalTA aos professores da instituição espanhola.
O professor e pesquisador explicou os últimos avanços da iniciativa europeia, liderada pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e da qual a Fundação participa.
O dia também contou com a participação de vários professores do departamento, que apresentaram várias experiências inovadoras baseadas na cooperação entre a equipe de ensino.
O Instituto de Desenvolvimento Profissional também esteve presente na sessão (IDP-ICE) da Universidad de Barcelona, um centro da instituição a serviço do desenvolvimento profissional dos diferentes grupos do mundo educacional, em todas as suas dimensões e tarefas.
O projeto Erasmus Plus DigitalTA (2022-2025) o seu objetivo é melhorar a formação prática dos estudantes de Magistério e dos jovens professores nos países da União Europeia, reduzindo o desgaste profissional no momento da transição entre aprender a ensinar e ensinar a aprender.
O projeto propõe o desenvolvimento e a validação de uma abordagem europeia baseada em uma plataforma digital de apoio à prática de ensino para facilitar a transição da teoria para a prática.
Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem responsáveis das mesmas.