A FUNIBER se une à Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) para celebrar o Dia da África, uma data especial em que se destaca a determinação dos povos africanos.
Desde a UNIC, estudantes expressam o que significa a África para eles. Justina Gomes, estudante de Direito, explica sobre as regiões da África e sua importância: “a África é o berço da humanidade”, diz. Já José Pequenino, estudante de Direito, nos conta como se criou a data celebrativa do continente africano. “São vários os valores que precisam ser resgatados, que outrora a África perdeu”.
A estudante de Direito Cecília Pitra declama a poesia “África deprimida”, em que alude à história africana, aos problemas que enfrenta, mas ressalta a capacidade de resistência e de superação do continente, podendo ser representado pela imagem de uma mãe forte e lutadora.
Exposição fotográfica
Já em Santander, na Espanha, a Universidad Europea del Atlántico inaugura a exposição fotográfica “Two become one”, de Ólámidè Ójégbenro, que está estudando em UNEATLANTICO através do programa Erasmus+. O estudante de descendência nigeriana, nasceu e vive em Dublin, na Irlanda, onde desenvolve projetos de comunicação audiovisual e vem ganhando projeção internacional com seus trabalhos fotográficos. Recentemente, ele expôs em Londres e Nova York.
A exposição “Two become one” aborda o casamento entre africanos como um ritual que conecta imigrantes e descendentes de diferentes povos africanos, como uma prática que busca manter as raízes africanas mesmo fora do continente. Neste conjunto de fotografias, ele captura a representação do amor, da família e do orgulho cultural dos nigerianos.
O que é a África para você? Veja a seguir a opinião de alguns alunos africanos da rede universitária em que participa a FUNIBER:
Mais informação sobre a exposição de Ólámidè Ójégbenro: UNEATLANTICO celebra el día de África con la exposición fotográfica Two Becomes One del estudiante Ólámidè Ójégbenro