A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) receberam a importante visita da embaixadora do Brasil Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de América Latina e Caribe. A visita, que ocorreu no campus da UNEATLANTICO, em Santander, foi gerida pela cônsul honorária do Brasil na Cantábria, Sra. Carmen Ealo de Sá. A delegação foi recebida pelo reitor da universidade, prof. Dr. Rubén Calderón, e pelo diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez Prados.
Para enfatizar a importância da reunião, destaca-se a trajetória da embaixadora Padovan, diplomata de carreira com ampla experiência multilateral e bilateral. Atuou em posições fundamentais, como a Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e as embaixadas em Washington e Buenos Aires. De igual modo, exerceu como cônsul-geral em Madrid, previamente à sua nomeação atual. Além disso, sua carreira inclui uma estreita colaboração com Dr. Celso Amorim, figura-chave na diplomacia brasileira e atual assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O propósito central da reunião foi apresentar a visão e o alcance global da FUNIBER, focada na integração e consolidação de um espaço pan-ibérico ou da iberofonia. Esse projeto busca ser um eixo que integre os grandes blocos linguístico-culturais multinacionais de nações de língua espanhola e portuguesa, de todos os continentes.
Nesse contexto, Dr. Durántez expôs como a Fundação trabalha para consolidar esse espaço, que integra países de língua espanhola e portuguesa, incluindo as nações de lusófonas da África. Ressaltou o papel fundamental do Brasil como ator indispensável na articulação da Comunidade Ibero-Americana de Nações e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), buscando a formação de um bloco iberofalante estruturado.

O diálogo transcorreu em clima de notável convergência de interesses, com a secretário de Estado brasileira expressando grande interesse na proposta. Como resultado, uma próxima visita de representantes da FUNIBER ao Brasil está planejada para apresentar essa abordagem e explorar alianças estratégicas em diálogo com autoridades brasileiras de alto nível.
A reunião com a embaixadora Padovan faz parte de uma agenda diplomática recente e dinâmica que reflete o trabalho da FUNIBER. A agenda inclui a reunião realizada há apenas dois meses em Madrid com a homóloga espanhola da embaixadora Padovan, a secretária de Estado para a Ibero-América e o Caribe e o Espanhol no Mundo, Sra. Susana Sumelzo, para discutir a projeção do espanhol na África lusófona. Durante o mesmo período, foi conduzida uma visita à Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) —integrante da rede FUNIBER em Angola— da embaixadora da União Europeia, Sra. Rosario Bento Pais, que descreveu a Fundação como “a primeira plataforma universitária com vocação pan-ibérica”. Além disso, foram realizados encontros institucionais, há menos de um mês, com autoridades diplomáticas e acadêmicas da Guiné-Bissau nos quais foram estabelecidos convênios de colaboração justamente no momento em que essa nação se prepara para assumir a presidência da CPLP. Esses marcos consecutivos não são eventos isolados, mas demonstram uma estratégia coerente e firme que posiciona a FUNIBER como um ator relevante na construção do espaço pan-ibérico em escala global.