Porto Rico acolhe uma exposição de Picasso organizada pela Obra Cultural da FUNIBER e pela Universidad Europa del Atlántico

Porto Rico acolhe uma exposição de Picasso organizada pela Obra Cultural da FUNIBER e pela Universidad Europa del Atlántico

A Obra Cultural da FUNIBER e da Universidad Europa del Atlántico (UNEATLANTICO), em colaboração com a Universidade Internacional Iberoamericana (UNIB), o Departamento de Arte, Cultura e História de Arecibo e a organização Arte 360, inaugurou no passado dia 8 de novembro a exposição Ainda Surpreendo (Aún Sorprendo), uma exposição de destaque do célebre artista Pablo Picasso no Museu Casa Trina Padilla de Sanz, em Arecibo, Porto Rico.

O público poderá visitar a exposição, gratuitamente, até sábado, 22 de novembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, até às 17h.

Durante a cerimónia de abertura, estiveram presentes autoridades académicas de destaque, entre elas a Dra. Carol Morales, reitora da UNIB. Também participou na abertura Yisel Belén, em representação do presidente da Câmara de Arecibo, Carlos Ramírez. Também esteve presente Rosa Aymat, diretora do Departamento de Desenvolvimento Turístico e Cultural do Município de Arecibo, juntamente com a sua equipa, que contribuiu significativamente para o sucesso do dia inaugural, em colaboração com a organização Arte 360.

Durante a inauguração, o público apreciou apresentações artísticas a cargo do Sr. Rafael Augusto, que encantou os presentes com belas composições para guitarra. Posteriormente, o grupo Cuatro D’ Luna enriqueceu o ambiente com cantos tradicionais e melodias cheias de sentimento.

A exposição «Picasso: Ainda surpreendo» é composta por três coleções completas. A primeira delas, «Les Bleus de Barcelona», consiste em 11 obras que refletem os primeiros períodos do artista em Barcelona. A segunda coleção, «Bailarines», inclui 14 gravuras sobre couro que capturam dançarinos em um único traço, demonstrando o domínio técnico e estético de Picasso. Por fim, «Geneviève» integra 12 obras sobre papel japonês, realizadas na década de 1950 e publicadas em 1974, que retratam Geneviève, a jovem amante de Picasso, numa série de desenhos espontâneos e decorativos, revelando um lado mais pessoal e menos conhecido do artista.