FUNIBER estabelece relações acadêmicas e institucionais na República da Guiné-Bissau

FUNIBER estabelece relações acadêmicas e institucionais na República da Guiné-Bissau
Assinatura do convênio de colaboração e do convênio específico entre a FUNIBER e o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau.

Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), realizou uma série de visitas de trabalho institucional de alto nível oficial à República da Guiné-Bissau, reunindo-se com as principais autoridades acadêmicas, diplomáticas e políticas do país. Como resultado desses encontros, doze convênios de colaboração foram assinados, o que representará um marco na expansão do ensino superior à distância no país. Essas reuniões foram promovidas e tiveram o valioso acompanhamento do embaixador da Espanha na Guiné-Bissau, Sr. Enrique Conde León, e do ex-embaixador da Guiné-Bissau na Espanha, Sr. Paulo da Silva, cuja extensa trajetória política e diplomática de nove anos na Espanha fortaleceu notavelmente os laços entre seu país, a Espanha e as nações ibero-americanas. No total, foram realizadas onze reuniões estratégicas, consolidando um futuro promissor para a cooperação educacional.

Histórico e contexto da colaboração

Essa importante missão dá continuidade à Declaração de Intenções assinada pela FUNIBER em abril de 2025 com a Secretaria de Estado para a Cooperação Internacional da República da Guiné-Bissau, que estabelece os marcos gerais de cooperação entre ambas as partes. Essa declaração foi rubricada pela Dra. Fatumata Jau, secretária de Estado para a Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau, na embaixada de seu país em Madri, durante sua visita à capital espanhola. Esse encontro foi promovido pelo atual embaixador da República da Guiné-Bissau em Madri, Sr. Abel Coelho de Mendonça.

Dra. Fatumata Jau, secretária de Estado para a Cooperação da Guiné-Bissau, e Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, durante a assinatura da Declaração de Intenções na Embaixada da Guiné-Bissau em Madri, em abril de 2025.

O principal objetivo dessas iniciativas é fortalecer o ensino superior universitário, aproveitando o programa de bolsas de estudo e das modalidades oferecidas pela FUNIBER: ensino à distância, presencial e semipresencial, com sua ampla rede universitária. Esse trabalho se soma à trajetória de sucesso da Fundação em diversos países africanos, principalmente de língua portuguesa, como Angola, onde a instituição promoveu projetos universitários de grande escala, como a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC). 

Com um firme anseio de cooperação, a FUNIBER pretende estabelecer uma delegação permanente no país para gerenciar de modo eficaz os assuntos educacionais. Com essa culminação, que consolidará sua presença institucionalizada em todos os países africanos de língua oficial ibérica, a Fundação aspira promover ativamente a cooperação educacional horizontal entre as próprias nações africanas e  facilitar alianças triangulares com a Europa e a América, no contexto do espaço pan-ibérico ou da iberofonia.

Guiné-Bissau: uma ponte estratégica no espaço ibero-americano e da iberofonia

Guiné-Bissau, nação continental localizada na África Ocidental, com uma população estimada em 2,1 milhões de habitantes, distingue-se por sua riqueza étnica e linguística. O português é o idioma oficial do país, enquanto o crioulo guineense é utilizado comumente na comunicação cotidiana por toda a população, além da presença de outras línguas africanas.

Assinatura do acordo-quadro e convênio específico entre a FUNIBER e o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica. Na imagem, à esquerda, V. Exa. Sr. Herry Mané, ministro da Educação; e Dr. F. Álvaro Durántez Prados, durante o cumprimento após a rubrica.

Desde 1996, a Guiné-Bissau é membro fundador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização que promove a cooperação política, econômica e cultural entre as nações oficialmente lusófonas. Da mesma forma, sua presença como observador-colaborador, por meio da CPLP, na Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) reflete seu compromisso com a integração e o fortalecimento de vínculos no âmbito ibero-americano, consolidando seu papel como um ator potencial para a articulação do espaço dos países de línguas espanhola e portuguesa.

Acordos de colaboração com instituições públicas

Reuniões do mais alto nível com autoridades do governo da Guiné-Bissau culminaram na assinatura de um acordo-quadro de colaboração com o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, que estabelece as bases para a cooperação científica, acadêmica e cultural. Assim, assinou-se um acordo específico que detalha as ações concretas para a implementação de projetos conjuntos. Esses convênios têm como objetivo promover programas acadêmicos, projetos de pesquisa e cooperação internacional, incluindo o apoio recíproco em atividades educacionais e o intercâmbio de professores, pesquisadores e profissionais para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.

Reunião com o ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau. Da esquerda à direita: embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro; Sr. Enrique Conde León, embaixador da Espanha; V. Exa. Sr. Herry Mané, titular da pasta da educação; e Dr. F. Álvaro Durántez Prados, representante da FUNIBER.

Dentro do ciclo de reuniões realizadas, foi realizado um encontro com o ministério acima mencionado, instância na qual houve uma produtiva troca de impressões com o ministro, V. Exa. Sr. Herry Mané. Dada a natureza intrínseca do trabalho da FUNIBER, focado no ensino superior, essa conversa foi de particular importância para estabelecer as bases para futuras colaborações. A sinergia e a boa disposição durante o intercâmbio com o Sr. Mané foram evidentes, evidenciando um compromisso compartilhado de fortalecer o sistema educacional do país e explorar novas vias de colaboração.

Encontro com V. Exa. Sr. Carlos Pinto Pereira, ministro de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau. Da esquerda à direita: Sr. Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro; Sr. Enrique Conde León, embaixador da Espanha; V. Exa. Sr. Carlos Pinto Pereira, ministro de Negócios Estrangeiros; Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; e Sr. Victor Martins, chefe de gabinete do Ministério da Educação.

O Dr. Durántez também se reuniu com o ministro de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, V. Exa. Sr. Carlos Pinto Pereira. Esse encontro foi de especial relevância, já que, apenas um dia antes da chegada do representante da FUNIBER, foi realizada a XV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sede do Ministério de Negócios Estrangeiros, onde o anfitrião assumiu a presidência pro tempore da CPLP para o biênio 2025-2027. Durante esse evento internacional, os países-membros “reiteraram o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e celebraram o compromisso de Portugal e do Brasil com a promoção do bilinguismo no espaço ibero-americano, como ferramenta adicional para a projeção internacional da língua portuguesa, bem como para a aproximação desse espaço à CPLP”.

Reunião de trabalho no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades. Da esquerda à direita: diretor-geral de educação da Guiné-Bissau; embaixador Enrique Conde; Dr. Durántez; e Sr. Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.

Nesse contexto, o Dr. Durántez teve a oportunidade de discutir questões geopolíticas com o ministro de Negócios Estrangeiros, propondo uma articulação entre o espaço da Iberofonia ou Pan-ibérico —soma da Comunidade Ibero-Americana e da CPLP— que aproximaria ainda mais as duas comunidades, considerando não só a atual presidência da CPLP pela Guiné-Bissau, mas também a realização da  XXX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá em Madri, em 2026.

A agenda de trabalho institucional incluiu outros encontros importantes, como a reunião com a secretária de Estado para a Cooperação Internacional, Dra. Fatumata Jau, que já havia rubricado a carta de intenções com a FUNIBER em Madri e reafirmado o compromisso mútuo. 

Encontro institucional com a secretária de Estado para a Cooperação, Dra. Fatumata Jau. Da esquerda à direita: Dr. Durántez (FUNIBER); embaixador Enrique Conde León; secretária de Estado Dra. Fatumata Jau; embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro; e diretor-geral de educação da Guiné-Bissau.

Representando o primeiro-ministro, V. Exa. Sr. Rui Duarte Barros, o ministro da Economia, Plano e Integração Regional, V. Exa.  Sr. Soares Sambu, recepcionou o Dr. Durántez. Nessa reunião, foi ressaltada a importância da Guiné-Bissau como ponto de conexão e sua notável abertura para promover a cooperação entre todos os países ibero-falantes, destacando uma evidente sintonia para avançar na articulação pan-ibérica. 

Da esquerda à direita: embaixador da Espanha, Sr. Enrique Conde; V. Exa. Sr. Soares Sambu, ministro da Economia, representando o primeiro-ministro; Dr. Durántez (FUNIBER); e embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.

Por fim, o encontro com a ministra da Cultura, Juventude e Desportos, V. Exa. Sra. Maria da Conceição Évora, manifestou o imenso valor cultural da Guiné-Bissau, sua diversidade e riqueza linguística, bem como as oportunidades que apresenta para a colaboração no âmbito cultural, reconhecendo seu papel na unidade e riqueza do patrimônio cultural pan-ibérico.

Da esquerda à direita: embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro; Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; V. Exa. Sra. Maria da Conceição Évora, ministra da Cultura, Juventude e Desportos; e Sr. Enrique Conde León, embaixador da Espanha na Guiné-Bissau.

Encontros com instituições acadêmicas e educacionais

No âmbito acadêmico, foram realizadas visitas a diversas instituições de ensino superior. Os convênios específicos rubricados se concentraram na oferta de bolsas de estudo que a FUNIBER proporcionará para cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento e oferecendo a possibilidade de obter uma dupla titulação mediante sua rede universitária. Essas reuniões foram acompanhadas permanentemente pelo chefe de gabinete do Ministério da Educação, Sr. Victor Martins. Durante os compromissos, foram entregues como presentes exemplares do livro Iberofonia e Pan-iberismo: definição e articulação do mundo ibérico, de autoria do Dr. Durántez.

Da esquerda à direita: Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; professor Herculano Arlindo Mendes, reitor da UAC, segurando um exemplar da obra Iberofonia e Pan-Iberismo; e o Sr. Victor Martins, chefe de gabinete do Ministério da Educação.
Reunião institucional na Universidade Amílcar Cabral, no contexto da agenda acadêmica desenvolvida pela FUNIBER na Guiné-Bissau.

Foram realizadas reuniões com a equipe da reitoria da Universidade Amílcar Cabral (UAC), liderada pelo reitor e professor Herculano Arlindo Mendes, e com a Universidade das Colinas de Boé, representada pelo presidente do conselho de administração, professor João José S. Monteiro. Em ambos os casos, os titulares foram acompanhados por suas respectivas equipes de trabalho.

Dr. Durántez com as autoridades acadêmicas da Universidade das Colinas de Boé.

Posteriormente, foi realizada uma reunião com o Me. Quecoi Saniel, diretor-geral da Escola Nacional de Administração (ENA), instituição cuja relevância para a futura cooperação na formação de professores foi objeto de especial consideração. Do mesmo modo, foi realizada uma reunião com o reitor da Universidade Lusófona de Guiné-Bissau, professor doutor Rui Jandi. Posteriormente, foi feita uma visita à Universidade Jean Piaget de Guiné-Bissau, na qual a delegação foi recebida pelo reitor, professor doutor Aladje Baldé, e o vice-reitor, Sr. William Ferreira

Visita institucional à Universidade Jean Piaget da Guiné-Bissau. Da esquerda à direita: reitor, professor doutor Aladje Baldé; Dr. Durántez (FUNIBER); vice-reitor, Sr. William Ferreira; e chefe de gabinete do Ministério da Educação, Sr. Victor Martins.
Dr. Durántez acompanhado pelo reitor da Universidade Lusófona de Guiné-Bissau, professor doutor Rui Jandi.
Reunião com autoridades da Escola Nacional de Administração (ENA). À direita, o Me. Quecoi Saniel, diretor-geral, com o Dr. Durántez e o embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.

Para complementar as visitas mencionadas acima, foi realizado um passeio pelas instalações do Instituto Nacional de Pesquisas (INEP), do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INED) e da Escola Normal Superior Tchico Té, a fim de identificar potenciais sinergias. A agenda acadêmica culminou com uma recepção formal na Embaixada da Espanha na Guiné-Bissau, na qual o embaixador, Sr. Enrique Conde León, e sua equipe receberam os representantes das principais universidades do país, convocados com o objetivo de assinar acordos-quadro e específicos de colaboração com a FUNIBER.

Encontro institucional no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), como parte da agenda de colaboração acadêmica promovida pela FUNIBER na Guiné-Bissau.
Dr. F. Álvaro Durántez Prados com representantes do Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE), durante a visita institucional às suas instalações.
Visita acadêmica à Escola Normal Superior Tchico Té.
Reunião na Embaixada da Espanha na Guiné-Bissau com representantes de instituições de ensino superior, convocada para a assinatura de acordos-quadro e de convênios específicos de colaboração com a FUNIBER.

Conferência do Dr. Durántez na Universidade Amílcar Cabral

Como parte da agenda acadêmica, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, na qualidade de diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, discursou a conferência intitulada “A cooperação entre os países de línguas portuguesa e espanhola: uma visão da África Ocidental”, nas instalações da Universidade Amílcar Cabral, que contou com grande participação do público. Entre os presentes estavam importantes funcionários diplomáticos e autoridades de bissau-guineenses, incluindo o embaixador Paulo da Silva, conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro. Contou-se, também, com a presença da professora, intelectual, escritora e ex-reitora da Universidade Amílcar Cabral, Dra. Odete Semedo, circunstância que deu especial relevância ao evento e propiciou um diálogo sobre futuras colaborações, em um cenário de enriquecimento mútuo.

Dr. Durántez durante sua dissertação “A cooperação entre os países de línguas portuguesa e espanhola: uma visão da África Ocidental”.

O conjunto de ações e acordos alcançados consolida a FUNIBER como um agente fundamental para a articulação do espaço pan-ibérico ou da iberofonia. A instituição se reafirma como a primeira plataforma universitária com uma clara vocação nesse campo, sendo uma entidade internacional prescritiva em matéria de ensino superior e da geopolítica cultural e linguística. Seu trabalho se distingue pela combinação sinérgica da formação universitária com a cooperação acadêmica, a promoção cultural e o desenvolvimento técnico, consolidando assim um modelo de cooperação integral e sustentável no espaço pan-ibérico e em suas áreas de influência global.

Dr. F. Álvaro Durántez Prados junto à Dra. Odete Semedo, ilustre acadêmica e intelectual bissau-guineense.
Público presente à conferência de Dr. Durántez na Universidade Amílcar Cabral.