Projeto MAHINE, promovido por FUNIBER, Universidad Europea del Atlántico e Universidade Internacional do Cuanza, inicia o desenvolvimento de pacientes virtuais para aprimorar a educação nutricional em Angola

Projeto MAHINE, promovido por FUNIBER, Universidad Europea del Atlántico e Universidade Internacional do Cuanza, inicia o desenvolvimento de pacientes virtuais para aprimorar a educação nutricional em Angola

O novo projeto Erasmus+ Capacity Building in Higher Education (CBHE) ‘Simulation based training and digital technologies combined with service-learning approach for experiential and reflective learning in nutrition and dietetic education’ (MAHINE), liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e no qual participam a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), iniciou oficialmente suas atividades, com várias reuniões virtuais entre parceiros para discutir os primeiros passos do projeto e a implementação de novas ferramentas digitais para melhorias na formação de nutricionistas.

MAHINE (nome inspirado em prato popular muito nutritivo, consumido no sul e no oeste de Angola) busca combater a desnutrição e a falta de formação de nutricionistas em Angola por meio de tecnologia avançada e uma abordagem de aprendizagem por serviço.

O projeto envolve um grupo diversificado de parceiros procedentes da Espanha, da Itália, de Portugal e de Angola. Os principais parceiros incluem a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) em Angola; e a Università Politecnica delle Marche (UNIVPM), na Itália. Além disso, o projeto MAHINE conta com o apoio de outras instituições parceiras: Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), ONG Nutrición Sin Fronteras (NSF), e Colegio Profesional de Dietistas-Nutricionistas de Cantabria (CODUNICAN), na Espanha; Universidade do Porto (UPORTO) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal; AP Hogeschool Antwerpen, na Bélgica; e UKAMBA, em Angola.

Os primeiros encontros virtuais com os parceiros ocorreram em 10 e 20 de outubro, a fim de coordenar as primeiras tarefas do projeto, desde a assinatura de acordos bilaterais até a elaboração dos primeiros resultados do projeto. O consórcio começou a trabalhar no projeto colaborativo de uma nova abordagem para a formação prática de nutricionistas.  Em 30 de outubro, participantes da UNEATLANTICO e da UNIC se reuniram para discutir a criação de chatbots e os estudos de caso com foco em Angola. Durante o encontro, Iñaki Elío, diretor da graduação em Nutrição Humana e Dietética da UNEATLANTICO, e Virginia Kambani Sumba, professora de Nutrição da UNIC, trocaram experiências sobre a educação nutricional em seus respectivos países e os desafios associados à formação de nutricionistas. Foi acordado selecionar casos práticos representativos de problemas de saúde em Angola, priorizando aqueles que são fáceis de abordar, e definir os cinco temas centrais que orientarão o desenvolvimento de pacientes virtuais.

MAHINE desenvolverá novas ferramentas para aprimorar a capacitação prática de nutricionistas em instituições de ensino superior em Angola. Com a ajuda de chatbots, estudantes poderão aprimorar suas habilidades por meio da prática repetida de interações com pacientes virtuais, contextualizados na realidade nutricional de Angola.

O uso de chatbots é apenas uma parte do projeto, que inclui, de igual modo, o incentivo de serviços para a comunidade a partir das universidades participantes, com o objetivo de participar da melhoria da saúde pública de Angola. Com base na formação em agronomia e utilizando a metodologia de ‘aprendizagem por serviço’, propõe-se que os(as) futuros(as) nutricionistas, com seus(suas) tutores(as), elaborem oficinas, ministrem palestras e desenvolvam campanhas de comunicação, entre outras ações possíveis, com o objetivo de aprimorar a situação nutricional local.

Os parceiros do MAHINE realizarão sua reunião inicial de 19 a 22 de janeiro do próximo ano em Santander, Espanha, para estabelecer os principais pontos do projeto e finalizar o plano de ação para os próximos três anos.

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