Pesquisadores da FUNIBER colaboram em um estudo internacional sobre o uso do pupilômetro para prever a ansiedade em estudantes de medicina

Pesquisadores da FUNIBER colaboram em um estudo internacional sobre o uso do pupilômetro para prever a ansiedade em estudantes de medicina

O Dr. Santos Gracia Villar, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Lic. Eduardo Silva, diretor da FUNIBER na Guatemala, e o Dr. Luis Dzul, reitor da Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México), lideram um estudo desenvolvido por uma equipe interdisciplinar que reúne pesquisadores de diferentes instituições, entre as quais se destaca a presença da FUNIBER. O trabalho formula um método inovador para detectar níveis elevados de ansiedade entre estudantes de medicina por meio da medição pupilar durante simulações clínicas de alta fidelidade.

Em cenários de ensino médico avançado, a formação de estudantes de medicina é confrontada com altos níveis de exigência em ambientes de simulação clínica. Situações realistas de emergência, a necessidade de tomar decisões rápidas e o suporte de equipamentos tecnológicos geram fatores estressantes que podem aumentar a ansiedade nos alunos. O uso de ambientes de simulação de alta fidelidade promove respostas do sistema nervoso autônomo, como dilatação pupilar ou aumento da frequência cardíaca.

Historicamente, a avaliação da ansiedade em estudantes tem se baseado em questionários auto-relatados, como o Inventário de Ansiedade-Traço-Estado (STAI), e medidas fisiológicas tradicionais (ritmo cardíaco, pressão arterial, saturação de oxigênio, etc.). Esses instrumentos têm valor, mas apresentam limitações como subjetividade, esforço repetido e custo de implementação.

Nos últimos anos, tem-se explorado a medição biológica (por exemplo, cortisol salivar) ou o uso de tecnologias de monitoramento fisiológico para melhorar a detecção precoce da ansiedade, mas com resultados ainda limitados. Este estudo introduz uma novidade notável ao empregar um pupilômetro digital para medir a dilatação pupilar como marcador objetivo de ansiedade em estudantes de medicina durante a realização de uma simulação clínica de alta fidelidade.

A pesquisa demonstra que esse indicador — a variação do diâmetro pupilar pré e pós-simulação — apresenta uma correlação significativa com as pontuações do STAI. Além disso, o estudo gera um modelo preditivo com uma área sob a curva (AUC) de aproximadamente 0,876, o que confirma a capacidade discriminatória do método.

A metodologia do estudo foi um ensaio clínico randomizado e «cego» (os analistas não sabiam a atribuição do cenário), realizado no Centro Avançado de Simulação Clínica da Universidade de Valladolid (Espanha) entre 1º de fevereiro e 15 de abril de 2023. Participaram 61 estudantes do sexto ano de Medicina, distribuídos aleatoriamente em dois cenários de simulação: traumatismo grave ou choque anafilático. Foram medidos seus sinais vitais (saturação, perfusão, pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura) e diâmetro pupilar antes e depois da atividade, juntamente com a administração do STAI.

Os resultados mostram que, após a simulação clínica, os estudantes se sentiram mais ansiosos. Também foi observado que suas pupilas se dilataram notavelmente, o que indica uma maior ativação do sistema nervoso. Ao comparar essas mudanças, os pesquisadores confirmaram que a dilatação das pupilas está diretamente relacionada ao aumento da ansiedade. Graças a isso, o pupilômetro — um dispositivo que mede o tamanho da pupila — poderia ser usado como uma ferramenta simples e não invasiva para detectar ansiedade em estudantes durante atividades de simulação médica.

As implicações deste trabalho são importantes para a educação médica, a saúde mental dos estudantes e a gestão formativa. A introdução de uma ferramenta objetiva como o pupilômetro permite identificar precocemente os estudantes com respostas elevadas de ansiedade, o que possibilita intervenções personalizadas (por exemplo, visitas prévias ao laboratório de simulação, sessões de relaxamento, tutorias específicas). Além disso, a colaboração institucional entre a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e a Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI México) reforça a relevância da pesquisa em ambientes ibero-americanos e a posição da FUNIBER como catalisadora de alianças acadêmicas estratégicas.

Este avanço está diretamente relacionado com o programa acadêmico oficial da FUNIBER Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (ou outros programas relacionados com inovação e saúde educacional) que a instituição oferece em colaboração com suas universidades aliadas.

Se você quiser saber mais sobre este estudo, clique aqui.

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO