A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participou, entre os dias 15 e 17 de maio, em Batumi (Geórgia), da conferência de encerramento e posterior reunião final do projeto Erasmus Plus LOVEDIST@NCE.
A conferência também contou com a participação de outros parceiros envolvidos no projeto: Instituto Politécnico do Porto (Portugal); Technical University of Cluj Napoca (Rumanía); Ilia State University, Telavi State University e Batumi Shota Rustaveli State University (Georgia); também da Inter-University Center for E-Learning (IUCEL), Ono Academic College e Academic College Levinsky-Wingate (Israel).
Durante o primeiro dia do evento, foram divulgados os resultados e as experiências dos cursos-piloto desenvolvidos pelas instituições israelenses e georgianas participantes.
Os professores de Israel explicaram como a Educação Socioemocional (SEL), que visa a promover habilidades sociais e emocionais, foi implementada em seus programas, bem como o Desenho Universal para Aprendizagem (UDL), um sistema que se concentra no aluno, permitindo que ele decida como quer aprender, por meio de diferentes formatos educacionais.
Professores da ONO Academic College explicaram como conduziram um curso por meio de um formato de podcast e o feedback subsequente que receberam dos alunos. “Minha experiência é positiva e negativa, porque o podcast é interessante e divertido de ouvir, mas ao mesmo tempo é difícil lembrar o material”, comentou um dos alunos em uma pesquisa anônima após o término do curso.
Além disso, foi dada ênfase à orientação on-line de professores. “Espero que outros professores não se sintam sozinhos nesse processo”, disse Naama Katz, que leciona no ONO Academic College há mais de 15 anos.
As instituições georgianas também apresentaram seus resultados, destacando os problemas estruturais e os desafios do ensino superior na Geórgia. Especificamente, a falta de conectividade, os problemas de conexão com a Internet e a falta de hábitos de estudo on-line, entre outros, foram alguns dos problemas mencionados pelos professores.
Durante o segundo dia da conferência final, foram realizadas várias oficinas, organizadas pela FUNIBER, pelo Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e pela Universidade Técnica de Cluj Napoca (Romênia). O workshop da Fundação teve como foco a gamificação na educação, uma metodologia que incorpora elementos de design de jogos para uso no contexto educacional.
Os alunos também desempenharam um papel de destaque no dia, com uma mesa redonda focada no ensino à distância.
Por fim, na quarta-feira, 17 de maio, foi realizada a reunião final do consórcio para avaliar questões relacionadas à elaboração do relatório final, à sustentabilidade do projeto e à possibilidade de colaborações futuras.
O projeto Erasmus Plus CBHE LOVE.DIST@NCE (Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitable, Distance Teaching and Learning) tem como objetivo contribuir para melhorar o acesso e a qualidade do ensino superior para pessoas socialmente vulneráveis em Israel e na Geórgia, e é financiado pela agência de financiamento europeia EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency).
Aviso legal: O apoio da Comissão Europeia à preparação desta publicação não constitui uma aprovação ao seu conteúdo, que reflete apenas as opiniões dos autores, não sendo a Comissão responsável por qualquer uso que possa ser feito da informação aqui divulgada.