UNIC, promovida pela FUNIBER na Angola, finalista do Prêmio Archiletras de Universidade do Ano

UNIC, promovida pela FUNIBER na Angola, finalista do Prêmio Archiletras de Universidade do Ano

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida no centro da Angola pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), foi escolhida como finalista do renomado prêmio espanhol.

O júri do 2º Prêmio Archiletras de la Lengua escolheu os finalistas entre as 149 indicações apresentadas, em uma reunião deliberativa realizada no Ateneo de Madrid. A UNIC foi selecionada como finalista na categoria Universidade do Ano, juntamente com a Cátedra UB-DIBA de Comunicação Clara aplicada à Administração Pública da Universidade de Barcelona e o Grupo Psylex da Universidade de Saragoça.

Os finalistas incluem indivíduos, grupos, entidades e instituições que, de acordo com os termos dos prêmios, “tenham sido significativos no ano imediatamente anterior à convocação de inscrições por seus méritos na promoção, apoio, pesquisa e desenvolvimento do idioma espanhol ou de qualquer outro idioma em contato com o espanhol em qualquer uma de suas áreas territoriais”. Os vencedores serão anunciados em um evento público a ser realizado em Madri.

Os Prêmios são organizados pela Prensa y Servicios de la Lengua, editores da revista impressa trimestral Archiletras, da revista semestral Archiletras Científica e do site archiletras.com.  São anuais e seu escopo é global, não apenas espanhol. Esta segunda edição é patrocinada pela Inditex, CaixaBank e Google, com a colaboração da Telefónica, Iberia, Clece, Grupo MásMóvil, EnClaro e Ateneo de Madrid, e com o apoio da Renfe. 

O júri é composto por treze pessoas com histórico comprovado e reputação profissional no campo da cultura e, em particular, do idioma e da literatura: Mar Abad, jornalista, escritor e editor; Jaime Abello, diretor geral e cofundador da Fundação Gabo; Elena Álvarez Mellado, linguista computacional e pesquisadora da UNED; Pilar Bello, editora-chefe da revista Archiletras; José Luis Bueren Gómez-Acebo, diretor técnico da Biblioteca Nacional da Espanha; Arsenio Escolar, editor e diretor da Archiletras e presidente do Club Abierto de Editores (CLABE); Óscar Esquivias, escritor; Inés Fernández-Ordóñez, professora de Língua Espanhola na Universidade Autônoma de Madri e membro titular da Real Academia Espanhola; María José Gálvez Salvador, Diretora Geral do Livro e Promoção da Leitura do Ministério da Cultura e do Esporte; Laura García Arroyo, tradutora, lexicógrafa, editora e escritora; Martín López-Vega, Diretor de Gabinete do Instituto Cervantes; Irene Lozano, escritora, filóloga e Diretora Geral da Casa Árabe, e M.ª Concepción Maldonado González, editora, lexicógrafa e professora de linguagem na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madri.