Projeto DigitalTA avança no desenvolvimento do primeiro teste piloto da plataforma digital

Projeto DigitalTA avança no desenvolvimento do primeiro teste piloto da plataforma digital

Os membros do projeto europeu Erasmus + Digital TA (2022-25), que lidera a Universidade Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) no qual a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), reuniu-se entre os dias 6 e 9 de junho na cidade de Limerick (Irlanda), com o objetivo de compartilhar ideias e avançar em um plano de ação conjunto para o desenvolvimento do teste piloto que começará em setembro deste ano.

Nesse ensaio, professores recém-qualificados do ensino fundamental e médio testarão uma primeira versão da ferramenta digital.

Uma vez desenvolvida, a plataforma permitirá que os professores em serviço e em formação compartilhem seus desafios, reflitam sobre suas práticas de ensino, acessem tutoriais, explorem estudos de caso e participem de uma comunidade de aprendizado vibrante. Com sua interface fácil de usar e um conjunto abrangente de recursos, a plataforma tem como objetivo promover a colaboração, o crescimento profissional e o compartilhamento de conhecimento entre educadores de diferentes níveis de ensino.

A reunião transnacional foi realizada nas instalações da University of Limerick (UL), instituição que integra também o projeto. Por meio de uma apresentação de Jennifer Hennesy, vice-reitora de internacionalização, e Paul Conway, professor de formação inicial de professores, o público aprendeu mais sobre o funcionamento da universidade.

A reunião também contou com a presença:Artesis Plantijn University of Applied Sciences (AP) Bélgica; Univerzita Palackého v Olomouci de República Tcheca; Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach e Swiętokrzyskie Centrum Doskonalenia Nauczycieli (SCDN) da Polôniaalém do Centro de Formação do Professor de SegóviaFundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO),  da Espanha.

Durante a conferência, Geraldine Mooney e Oliver McGarr, professores da UL School of Education, também participaram para apresentar os seus pontos de vista sobre mentoria e prática reflexiva no campo da educação. Além disso, Alona Forkosh, pesquisadora sênior da Academic College Levinsky-Wingate forneceu uma palestra virtual para discutir sua experiência no projeto europeu PROMENTORES (2020-2023), uma iniciativa que visa melhorar a formação de professores em Israel.

Os parceiros da DigitalTA realizarão sua reunião intermediária em novembro deste ano em Antuérpia (Bélgica). Os interessados no projeto podem obter mais informações em seu site.Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia. Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem responsáveis das mesmas.