O Presidente da República Dominicana dá “o primeiro Picasso” da UNIROMANA, promovido pela FUNIBER

O Presidente da República Dominicana dá “o primeiro Picasso” da UNIROMANA, promovido pela FUNIBER

Representantes dos governos nacional e provincial, bem como da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), inauguram os trabalhos de construção da Universidad de La Romana (UNIROMANA).

A República Dominicana celebrou a cerimônia inaugural —”o primeiro Picasso”— da construção da UNIROMANA, promovida no país caribenho pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). O ato foi dirigido pelo Presidente da República, Luis Abinader; pelo Ministro de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (MESCYT), Dr. Franklin García Fermín; pela governadora da província de La Romana, Jacqueline Fernández; pelo presidente da FUNIBER, médico engenheiro Santos Gracia Villar; e pelo presidente da  Fundación Campus La Romana, Massiel Castro.

Durante a celebração, as autoridades dominicanas enfatizaram a importância do lançamento da UNIROMANA. Assim, o ministro García Fermín afirmou que a instituição «impactará de forma positiva no crescimento acadêmico, econômico e social de toda a parte leste da nação». Além disso, o titular do MESCYT destacou o trabalho conjunto da FUNIBER e da UNEATLANTICO para desenvolver uma visão ibero-americana que promova a mobilidade de alunos, professores e pesquisadores, especialmente por meio de programas de dupla titulação que unem o velho e o novo continente.

Por sua vez, a governadora provincial expressou o seu agradecimento à FUNIBER por acreditar em La Romana para este projeto: a “UNIROMANA é uma realidade, isto vai criar uma mudança na nossa juventude“, concluiu.

Desse modo, inicia-se uma infraestrutura que, segundo o presidente da FUNIBER, contará com 4 níveis, 23 salas de aula, 14 salas de professores, 11 laboratórios, 23 salas de reuniões, 2 espaços para informática, além de auditório, biblioteca e área de controle de produção; entre outras instalações com os mais altos padrões de qualidade e dotadas de ferramentas ideais para a aprendizagem. O projeto de construção é dirigido por Juan Carlos Gutiérrez Díaz-Velarde, professor de Projetos da UNEATLANTICO, que também esteve presente na cerimônia.

Nesse sentido, os participantes ficaram satisfeitos porque, por meio da UNIROMANA, o sistema educacional dominicano se beneficiará de uma rede universitária que demonstrou coragem e capacidade de desenvolver um modelo de sucesso e uma infraestrutura tecnológica consolidada na América, Europa e África; além de contar com recursos educacionais consolidados e uma plataforma diversificada de profissionais ao redor do mundo.

Um novo reconhecimento institucional ao mais alto nível

A participação presidencial na cerimônia da UNIROMANA representa um novo marco no reiterado reconhecimento internacional do trabalho da FUNIBER. Nesse sentido, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, inaugurou em 2021 a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), promovida pela FUNIBER e UNEATLANTICO naquele país africano.

Além disso, no mês de Fevereiro, o rei Felipe VI e a rainha consorte Letizia da Espanha compareceram durante a sua visita de Estado a Angola para uma apresentação da UNIC e para a inauguração de uma exposição com duas coleções do gênio espanhol Joan Miró, pertencentes à Obra Cultural conjunta da FUNIBER e da UNEATLANTICO. Outras duas exposições desta Obra Cultural, desta vez no Canadá, concitaram a presença dos presidentes do Congresso e do Senado espanhóis, Meritxell Batet e Ander Gil. Também o Sistema Ibero-americano Intergovernamental apoiou o trabalho da FUNIBER, chamando-a a participar, como convidada especial, na recente XXVIII Cúpula Ibero-americana que reuniu chefes de Estado e de Governo em Santo Domingo, República Dominicana, o que constituiu um notável reconhecimento do trabalho educacional, cultural, social e científico da Fundação, especialmente nos países de língua espanhola e portuguesa.